• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: Voluntários retiram mais de 120 kg de moedas das Cataratas do Iguaçu


Valor chega a mais de R$ 2 mil e é parcial. Ação está sendo realizada nesta segunda (5) em alusão ao dia Dia Mundial do Meio Ambiente e deve se estender até o final da tarde, segundo a assessoria. Equipe do Parque Nacional do Iguaçu realizam retirada de moedas jogadas nas Cataratas
Voluntários e equipes do Parque Nacional do Iguaçu realizam nesta segunda-feira (5) uma limpeza no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, para a retirada de moedas jogadas no local.
Segundo a assessoria do parque, até as 13h desta segunda, cerca de 120 kg de moedas haviam sido retirados, totalizando mais de R$ 2 mil.
Jogar as moedas no local, para alguns turistas, é a chance de fazer um pedido, mas para o parque, representa um problema ambiental. Segundo o gerente de sustentabilidade do local, André Machado Franzini, é necessário trabalhar a conscientização dos visitantes para que evitem a prática, tanto de jogar moedas, quanto de outros itens.
“A gente desenvolve essa ação para limpar o rio, porque algumas pessoas vêm para cá e acabam jogando a moeda como uma forma de fazer pedido. Mas o segundo ponto, mais importante, é promover a conscientização dessas pessoas”, explicou Franzini.
Voluntários e funcionários do Parque Nacional fazem serviço de limpeza nesta segunda (5)
Amanda França/Urbia Cataratas
“Quando vem para cá (Cataratas do Iguaçu) tira fotos, leva boas lembranças e a moeda que ia jogar aqui, pode fazer uma doação para alguma instituição, alguém que está precisando e a gente consegue fazer a preservação dessa maravilha do mundo”, afirmou o gerente de sustentabilidade.
Conforme biólogos, muitas moedas se dissolvem com o tempo e seus metais pesados, como níquel e cobre, causam contaminação da água. Além disso, os animais, especialmente peixes e aves aquáticas, podem confundir as moedas com presas. A ingestão do item gera problemas ao organismo deles.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A ação está sendo realizada nesta segunda (5) em alusão ao dia Dia Mundial do Meio Ambiente e deve se estender até o final da tarde, segundo a assessoria, podendo aumentar o valor de moedas recolhidas no local.
Os valores apanhados no local serão usados em um projeto ambiental do Parque Nacional. Questionada sobre moedas oxidadas, a assessoria do parque informou que avalia a doação para um projeto de memória local do Grêmio Esportivo e Social de Foz de Iguaçu (Gresfi) já que parte das moedas também é de origem estrangeira.
A baixa vazão das Cataratas do Iguaçu auxilia na realização do serviço. Nesta segunda a vazão está em 466 mil litros de água por segundo, a vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo.
LEIA MAIS: Conheça o lado brasileiro e o argentino das Cataratas do Iguaçu, e saiba curiosidades das quedas consideradas uma das Maravilhas da Natureza
Sobre as quedas
Voluntários auxiliam na retirada das moedas
Amanda França/Urbia Cataratas
Conforme o Parque Nacional do Iguaçu, são 275 saltos catalogados, o que dá às cataratas o título de maior conjunto de quedas d’água do mundo.
A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo atingir mais de 100 metros dependendo da vazão do Rio Iguaçu. Saiba mais sobre a vazão das Cataratas abaixo.
O formato das Cataratas do Iguaçu lembra uma “ferradura”. As quedas se estendem por 2,7 quilômetros: 800 metros localizados no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina.
Ações previstas para a semana
Na quarta-feira(7), biólogos da concessionária responsável pelo Paruqe Nacional do Iguaçu realizarão uma ação especial com escolas da região, desenvolvendo atividades de sustentabilidade, consumo consciente e diminuição de resíduos. A iniciativa ocorrerá no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.
No sábado (10) e domingo (11), a equipe do parque e moradores da comunidade farão o plantio de 84 mudas de árvores nativas às margens do parque, em Capanema. A quantidade de plantas, é em homenagem à idade da unidade de conservação, que completou 84 anos no dia 10 de janeiro.
Como visitar as Cataratas do Iguaçu
Brasil
O Parque Nacional do Iguaçu abre todos os dias. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, a unidade de conservação abre meia hora mais cedo, funcionando das 8h30 às 16h.
Para visitar o local, é necessário comprar os ingressos pela internet, escolhendo a data e horário. As entradas são limitadas.
Os turistas têm acesso a uma trilha de vista panorâmica das quedas, com 1,2 quilômetro de extensão. No percurso, alguns mirantes permitem a visão mais próxima de alguns saltos.
Argentina
O Parque Nacional do Iguazú está aberto para visitação todos os dias das 8h às 18h. A entrada é permitida até às 15h45. Os ingressos para o Parque só podem ser adquiridos online.
No lado argentino, os visitantes têm acesso a três trilhas:
Trilha Garganta do Diabo – 1,1 quilômetro
Passeio superior – 1,7 quilômetro
Passe inferior – 1,4 quilômetro
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul