• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Gripe aviária: Humanos podem ser contaminados? Como se prevenir? Veja perguntas e respostas


Primeiro registro da doença no Brasil aconteceu no dia 15 de maio, em aves silvestres. Nesta segunda-feira (5) foi registrado o 1º caso de gripe aviária silvestre no estado de SP, com uma ave contaminada na cidade de Ubatuba. Aves da espécie Trinta-réis-real, que foi atingida pela gripe aviária, no Brasil.
Reprodução/Elisa Ilha
A gripe aviária H5N1 teve o 1º caso registrado no estado de São Paulo nesta segunda-feira (5). Uma ave contaminada foi localizada em Ubatuba, no litoral norte. Até agora, 24 focos de H5N1 em aves de espécies migratórias e silvestres (que vivem na natureza) foram infectadas em todo o país.
Atualmente, o mundo vive a maior pandemia da doença, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. No entanto, as aves contaminadas no Brasil são migratórias, e não fazem parte do sistema industrial brasileiro. Isso significa que os frangos e os ovos disponíveis nos supermercados e granjas não foram impactados.
As autoridades estão mobilizadas para evitar que o H5N1 chegue aos aviários do Brasil, que é o principal exportador de carne de frango do mundo, e segundo maior produtor global, atrás somente dos EUA.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de contaminação entre humanos é baixo, mas as ações de prevenção são importantes porque a circulação contínua da doença tem o potencial de gerar mutações no vírus, tornando-o mais contagioso.
Veja perguntas e respostas sobre a doença:
Humanos podem pegar gripe aviária?
Como uma pessoa se contaminada?
Quais os sintomas da doença nas pessoas?
Como a doença é diagnosticada?
Existe tratamento?
Tem como se prevenir?
Quais sintomas uma ave com gripe apresenta?
O que é e onde surgiu a H5N1?
Existe o risco de uma pandemia de gripe aviária?
1 – Humanos podem pegar gripe aviária?
Sim. As infecções podem acontecer por meio do contato com aves contaminadas, vivas ou mortas. Por isso, não é recomendado tocar e nem recolher aves doentes.
Voltar ao início.
2 -Como uma pessoa se contaminada?
As infecções humanas são adquiridas principalmente através do contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados. No entanto, esse víru ainda não adquiriu a capacidade de transmissão entre humanos, com uma pessoa passando para a outra.
Voltar ao início.
3- Quais os sintomas da doença nas pessoas?
Infecções pelo vírus da gripe aviária podem causar doenças que variam de infecção leve do trato respiratório superior (febre e tosse), produção precoce de catarro, pneumonia grave, sepse com choque, síndrome do desconforto respiratório agudo e até morte.
As pessoas infectadas podem apresentar também sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia, conjuntivite e dor de cabeça, dependendo do subtipo.
Voltar ao início.
4- Como a doença é diagnosticada?
Testes laboratoriais são necessários para diagnosticar a infecção humana. Os testes de diagnóstico rápido da gripe (RIDTs) e o PCR são utilizados.
Apesar disso, a orientação é que o morador com suspeita de infecção procure a unidade de saúde mais próxima informando sobre a suspeita, para que os médicos possam seguir com as coletas de amostras, testes de influenza e sigam os protocolos da OMS.
Voltar ao início.
5 – Existe tratamento?
Alguns medicamentos antivirais podem reduzir a duração da replicação viral e melhorar as perspectivas de sobrevida. Em casos suspeitos e confirmados, os inibidores da neuraminidase são prescritos.
O tratamento é recomendado por no mínimo 5 dias, mas pode ser estendido até que haja melhora clínica satisfatória.
Voltar ao início.
6 – Tem como se prevenir?
Algumas medidas podem ser tomadas, como evitar locais fechados e aglomerados. Procurar deixar os espaços bem ventilados e reforçar a higiene das mãos.
É recomendado ainda:
Ao avistar aves doentes acione o serviço veterinário local
Evite o contato próximo e desprotegido com pessoas que apresentem sintomas gripais;
Mantenha os ambientes bem ventilados com porta e janelas abertas;
Evite aglomerações em ambientes fechados;
Pratique higiene das mãos e ter etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;
Caso precise manipular a ave, use máscara de proteção e luvas, acondicione em uma caixa e comunique as autoridades locais.
Voltar ao início.
7 – Quais sintomas uma ave com gripe apresenta?
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, os sintomas em aves são:
dificuldade respiratória;
secreção nasal ou ocular;
espirros;
andar cambaleante;
pescoço torto;
diarreia;
alterações bruscas no consumo de água e ração nas aves de criação;
redução na produção ou má formação de ovos;
alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
Voltar ao início.
8 – O que é e onde surgiu a H5N1?
O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves.
Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).
O H5N1 faz parte do segundo grupo: isso significa que ele é disseminado rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.
A Influenza Aviária foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. Mas o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China.
No ano seguinte, ocorreu o primeiro registro da doença em humanos, em Hong Kong, segundo um documento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Voltar ao início.
9 – Qual é a principal preocupação do Brasil?
A maior preocupação, neste momento, é evitar que a gripe aviária chegue nas granjas e na criação de aves para a alimentação própria.
Isso porque a gripe aviária se espalha rapidamente entre os animais. Caso ela se dissemine, os animais precisarão ser sacrificados, o que diminuiria a oferta de carne de frango e ovos.
Trinta-réis-de-bando.
Antônio Vilela/Wikiaves
Volta ao início.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul