• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Governo vai distribuir absorventes pelo SUS; veja como e onde retirar

Projeto contra a pobreza menstrual realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Espaço de Bitita disponibiliza absorventes nos banheiros da escola.Rovena Rosa/Agência Brasil – 19.06.23

O governo federal começará a distribuição gratuita de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta segunda-feira (19), o governo informou os critérios e locais para retirada.

Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual com o objetivo de combater a falta de acesso a produtos de higiene no período da menstruação.

O programa visa garantir cuidados básicos de saúde e incluir pessoas que menstruam em ações e programas de proteção à saúde menstrual

Requisitos

Para ser contemplado pelo programa, a pessoa deve pertencer à um dos grupos abaixo:

– Pessoa em situação de rua ou pobreza;

– Estudante da rede pública de ensino (escolas públicas federais, estaduais e municipais);

– Pertencer a família de baixa renda;

– Estar no sistema penal ou cumprindo medidas socioeducativas.

Todos devem estar inscritos no Cadastro Único.

Onde posso retirar?

Em estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, escolas da rede pública, unidades do Sistema Único de Assistência Social, presídios e instituições de cumprimento de medidas socioeducativas. 

O programa deve atender 24 milhões de pessoas e oferecerá capacitação de agentes públicos para esclarecer sobre a dignidade menstrual, além de campanhas publicitárias.  

A medida foi aprovada no Senado em setembro de 2021 e seguiu para sanção presidencial. Na época, o então presidente Jair Bolsonaro vetou trechos do projeto. Em março deste ano, Lula editou o decreto.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *