• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Açougue fechado em Buritizal, SP, por suspeita de venda de carne clandestina choca moradores: ‘Tinha confiança’


Suspeita é de que bois furtados, que foram abatidos e encontrados no sítio do dono, seriam limpos e comercializados. Carne e couro já estavam separados e o restante foi descartado em uma lagoa. Bois de rodeio furtados são recuperados em Buritizal, SP
A interdição de um açougue em Buritizal (SP) por suspeita de comercialização de carne bovina clandestina chocou moradores da cidade. O local é de propriedade de Paulo Henrique Ribeiro, também dono de um sítio a 8km de distância, onde foram encontradas carcaças de três dos 11 bois furtados de uma propriedade em Itirapuã (SP) no sábado (17).
O dono dos animais, Augusto Moreira, chegou até o local após uma denúncia anônima.
A suspeita é de que a carne abatida de forma clandestina seria limpa e comercializada.
“Fiquei surpresa, mas a cidade também. Por ser uma cidade pequena, o comércio é a base de confiança. No caso desse açougue, tem uma rede em outras cidades, então a gente espera ter confiança no vendedor, no açougueiro, foi uma surpresa”, diz a estudante Caroline Rebeca Silva de Assis.
Açougue foi interditado nesta quarta-feira (21), em Buritizal, SP, suspeito de comercializar carne clandestinamente
Lindomar Cailton/EPTV
O aposentado Galdino Cardoso do Santos confessa que nunca desconfiou do estabelecimento e costumava comprar peças no local. “Não vi nada, não. Sempre comprava costela, às vezes, fígado”.
Ribeiro foi preso flagrante por receptação. A polícia investiga agora se ele faz parte de uma quadrilha especializada em furto, transporte, abate e comercialização de carne clandestina.
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a defesa do suspeito disse que só vai se manifestar na Justiça.
Açougue em Buritizal, SP, foi interditado pela Vigilância Sanitária nesta quarta-feira (21)
Lindomar Cailton/EPTV
Partes dos animais foram descartadas em lagoa
A carne e o couro dos três bois abatidos já estavam separados em sacos quando foram encontrados no sítio. O restante foi descartado em uma lagoa que fica no local.
Ainda foram apreendidos apetrechos utilizados em abate clandestino, segundo Lucila Fernandes Chaves, diretora técnica da Defesa Agropecuária, que acompanhou a ação da polícia.
“Você vê que está cheio de galinha, cachorro, porco, tem cavalo pastando. Não tem segurança alimentar nenhuma nessa carne. Eles simplesmente abateram, pegaram a carne e levaram para algum lugar. Não teve inspeção, porque hoje um abate correto é feito com inspeção municipal, estadual ou federal em um estabelecimento com várias regras sanitárias”.
Carne e couro de bois abatidos foram separados e o restante descartado em uma lagoa, em Buritizal, SP
Lindomar Cailton/EPTV
Animais furtados eram de companhia de Rodeio
Os animais foram furtados de uma fazenda em Itirapuã, próximo à Rodovia Ronan Rocha, na noite de sábado (17), e fazem parte da Tropa Cia de Rodeio São Francisco, que atende eventos da modalidade na região e em todo estado de São Paulo e Minas Gerais.
Além dos 11 bois, bandidos também levaram um caminhão que faz o transporte. O veículo também foi recuperado.
Como não havia ninguém na propriedade no dia do crime, os suspeitos tiveram tempo de retirar o equipamento que armazena as imagens das câmeras de segurança e usaram o óleo diesel de um trator para encher o tanque do caminhão furtado.
Eles ainda invadiram o imóvel onde vive a caseira e furtaram até uma cesta básica. Moreira chegou a oferecer recompensa de R$ 10 mil a quem tivesse informações sobre o furto.
Bois foram encontrados em fazenda em Buritizal, SP.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *