• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    AGÊNCIA JF | Social - Repositório

Indenização por danos morais pode superar teto da CLT, decide STF

Por 8 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o teto de indenizações trabalhistas por dano moral poderá ultrapassar os limites da CLT. A sessão foi debatida em plenário virtual na última sexta-feira (26).

Os parâmetros de indenização definidos estabelecem pagamento de até três salários em contrato para o trabalhador em casos de ofensa de natureza leve. Já para ofensas de natureza média, a multa pode chegar a cinco vezes o último salário.

Caso o dano moral tenha natureza grave, o empregado poderá receber até 20 salários. Em casos gravíssimos, o pagamento poderá chegar a 50 vezes o valor do salário.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, relator da pauta, os limites estabelecidos pela CLT servem como “critérios orientativos”, e não eliminam o direito de reparação por danos morais nos termos da legislação civil, a depender do caso.

A questão chegou ao STF por meio de ações protocoladas pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.

Publicado por Amanda Sampaio, com informações da Agência Brasil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Indenização por danos morais pode superar teto da CLT, decide STF no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.