• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Universidade Gratuita: vitória do diálogo

Os projetos que tratam da Universidade Gratuita em Santa Catarina foram aprovados pela Assembleia Legislativa, com apenas dois votos contrários.  Como se previa, prevaleceu o acordo de líderes e o relatório final das três comissões técnicas, com alguns ajustes finais.

Votaram contra os deputados Mateus Cadorin (Novo), por entender que a prioridade do governo estadual deveria ser com o ensino médio; e Markito (Psol), por discordar da emenda do deputado Jessé Lopes, que prevê exame toxicológico entre aos beneficiários do programa.

A sessão foi marcada por vários pronunciamentos dos deputados estaduais, a maioria destacando o caráter histórico do programa, que vai garantir bolsas de estudos para milhares de estudantes carentes das universidades comunitárias e das particulares.

A sessão foi acompanhada por secretários estaduais, reitores de universidades, sindicalistas e representantes de associações estudantis. – Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL/ND

A aprovação por esmagadora maioria representa uma grande vitória política do governador Jorginho Mello e premia o esforço dos presidentes das três principais comissões técnicas (Marcos Vieira, Camilo Martins e Luciane Carminatti), na montagem de um substitutivo que aprimorou o projeto original.

As entidades universitárias diretamente envolvidas, os líderes do governo e as autoridades formaram consenso em destacar que este programa histórico é fruto do diálogo aberto pela Assembleia Legislativa.

Os deputados ouviram as reivindicações de diferentes origens, analisaram as 155 emendas, montaram um substitutivo que evitou conflitos sobre supressão ou adição, e definiram um cronograma que vai permitir a implantação agora no segundo semestre.

O 11 de julho fica na história como o Dia da Ensino Superior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.