• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

As questões sociais e de gênero que cercam as mulheres lésbicas

Será que sou lésbica? Essa é uma pergunta que aparece com frequência aparece em meus atendimentos clínicos e no portal Sexo sem Dúvida. E isso pode ter a ver com o fato de que mulheres recebem mais estímulos para entrar em contato de forma afetiva com outras mulheres.

As mulheres aprendem que podem ser mais afetuosas, abraçar, beijar e ter curiosidade e permissão para experimentar. Então, vamos refletir juntas sobre quem são as mulheres lésbicas.

lésbicas

Na sigla LGBTQIAPN+, a primeira letra “L” representa as mulheres que se identificam como lésbicas, uma das orientações afetivo-sexuais que envolve a atração emocional, romântica e sexual entre mulheres – Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Na sigla LGBTQIAPN+, a primeira letra “L” representa as mulheres que se identificam como lésbicas, uma das orientações afetivo-sexuais que envolve a atração emocional, romântica e sexual entre mulheres. De maneira bem simples, ser lésbica é uma das atrações sexuais que compõem a diversidade da sexualidade humana.

Ratifico que a heterossexualidade, orientação sexual na qual a atração é direcionada para o outro gênero, é apenas uma das orientações afetivo-sexuais, nem a melhor, nem a única. Mas o discurso hegemônico de que a heterossexualidade é a norma a ser seguida cria estereótipos sobre as vivências homossexuais femininas.

Para compreendermos melhor as vivências, vou ampliar aqui a definição das orientações afetivo-sexuais. Além da atração afetiva e/ou sexual, se complementam também com o comportamento sexual a construção de identidades.

Ou seja, as mulheres lésbicas são mulheres que têm sua atração sexual direcionada para outras mulheres. Porém, elas podem ter,  ou não, práticas sexuais com outras mulheres. Nesse contexto elas vão construindo sua identidade homossexual, muitas vezes com atravessamentos preconceituosos e estigmatizados.

Por exemplo, é problemática a fetichização por mulheres lésbicas. Duas mulheres sensualizarem para satisfazer homens não é representativo, e sim, ofensivo. Na verdade é sobre não dar visibilidade para a mulher lésbica.

Por que a fetichização de mulheres lésbicas é prejudicial e desrespeitosa?

Reduzir as mulheres lésbicas a meros objetos de desejo sexual em vez de serem tratadas como indivíduos completos com suas próprias identidades e vivências é desumanizá-las. Pois, desconsidera suas identidades, sentimentos, desejos e necessidades. E também perpetua estereótipos, reforçando a falta de compreensão e respeito às mulheres lésbicas. E tudo isso pode causar danos psicológicos às pessoas que são fetichizadas, fazendo com que se sintam desconfortáveis, violadas e desrespeitadas.

Outro cuidado é o de não entoar que toda mulher pode ser meio lésbica. As pessoas têm diferentes orientações sexuais, que podem ser heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, pansexualidade e assexualidade.

É importante respeitar a orientação sexual de cada pessoa e não fazer suposições ou generalizações com base em estereótipos. Cada pessoa é única e suas vivências e orientações sexuais podem variar. Além de ser a pessoa quem se autodetermina, as mulheres lésbicas não são todas iguais. Respeitar a diversidade sexual e de gênero é fundamental para promover uma sociedade inclusiva e respeitosa.

É importante lembrar que a orientação sexual de uma pessoa não define sua identidade como um todo. Cada pessoa é única e tem muitos aspectos que compõem sua identidade para além de sua orientação sexual.

Por que é preciso falar sobre a homossexualidade feminina?

Dar visibilidade é uma forma de diminuir a dificuldade e a culpa de mulheres em se reconhecerem lésbicas e lidarem com a atração e desejo homoafetivos. Isso vai impactar de forma direta na saúde mental e sexual delas.

E, para finalizar as reflexões de hoje, me autorizo a trazer para vocês frases que escutei de mulheres lésbicas. Por eu ser uma mulher heterossexual, sei que vão dizer que não é meu lugar de fala, mas lembro que é sobre o lugar de onde eu falo e, principalmente, de meu lugar de escuta. As mulheres lésbicas gostariam que você soubesse que não é porque ela é lésbica que:

  • Não vai usar maquiagem;
  • Conhece e reconhece todas as lésbicas;
  • Tem de beijar na sua frente para você ter certeza;
  • Vai gostar de esportes;
  • Vai dar em cima de você só porque você é mulher;
  • Não pode se casar;
  • Não pode ter filhos;
  • Não teve boas experiências sexuais com homens;
  • Não gosta de penetração no sexo;
  • Você pode fazer perguntas sobre a vida sexual dela.

Te convido a seguir nossa conversa de forma empática e conhecer um pouco mais sobre as mulheres lésbicas assistindo ao vídeo Mulheres Cis Lésbicas, onde eu converso sobre a importância de dar visibilidade às mulheres lésbicas e e ajudá-las a construírem suas identidades e afetos de forma saudável e sem julgamentos, censura ou violências.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.