• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Itajaí recolhe número impressionante de materiais recicláveis em pontos de coleta em 2023

Mais de 1,76 mil m³ de materiais recicláveis foram descartados nos Ecopontos e no PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, de janeiro a agosto de 2023.

Conforme o Executivo, os números representam uma maior adesão da população ao descarte correto de resíduos sólidos, eletrônicos, pilhas, baterias, móveis e outros itens coletados nos locais.

Descarte de materiais recicláveis atinge quase 1,8 mil m³ em Itajaí

PEV é maior destaque de recolha de materiais recicláveis em Itajaí – Foto: Secom Itajaí/Reprodução/ND

De todos os quase 1,8 mil m³ deixados nos pontos de coleta, cerca de 1,08 mil m³, aproximadamente 60% dos resíduos, foram entregues apenas no PEV. O local foi inaugurado em fevereiro deste ano e já é destaque entre a comunidade local.

Nos primeiros seis meses de funcionamento, o PEV recebeu principalmente móveis e colchões usados (138,33 m³), resíduos de construção civil ou demolição (134,46 m³), madeira (117,57 m³) e poda (100,74 m³).

Além disso, no ponto também é possível descartar lâmpadas e pilhas. Por dia, uma pessoa deixar 1 m³ de materiais no local, que funciona na rua Érico Veríssimo, nº 658, no bairro São Vicente. O PEV fica aberto de segunda a sábado das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.

Onde mais é possível descartar os materiais recicláveis?

Outra estrutura destinada para o descarte dos materiais é o Ecoponto da praça Nossa Senhora das Graças, entregue em janeiro deste ano. Ao todo, nos oito meses de funcionamento, o local recebeu 263,45 m³ de resíduos recicláveis.

Foram recolhidos 120,9 m³ de plástico e 95,2 m³ de papel, bem como 26,7 quilos de pilhas, 254 lâmpadas e quase 600 quilos de eletroeletrônicos. O local funciona segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h e das 14h às 17h20.

Imagem mostra estrutura do Ecoponto da praça Nossa Senhora das Graças para descarte de materiais recicláveis – Foto: Secom Itajaí/Reprodução/ND

Além da praça, o Centreventos de Itajaí também possui um Ecoponto, inaugurado em maio de 2021. Nele, 422,4 m³ de materiais recicláveis, 199,3 quilos de pilhas, quase 1,5 mil lâmpadas, 3,7 toneladas de eletroeletrônicos e 452,05 quilos de tampinhas de plástico.

No Centreventos, o Ecoponto fica aberto 24 horas durante todos os dias da semana, sendo que também é realizado o atendimento presencial de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

O Executivo de Itajaí destacou também que esses pontos estratégicos aceitam vidros, plásticos, metais, papéis, óleo de cozinha usado, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos e esponjas de cozinha usadas.

Ainda, é possível deixar lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas, baterias e tampinhas de plástico nos Ecopontos.

Centreventos de Itajaí, no Centro da cidade, conta com um Ecoponto 24 horas – Foto: Secom Itajaí/Reprodução/ND

As estruturas são mantidas por meio do programa Recicla Itajaí, em uma parceria do município com a empresa Ambiental, buscando incentivar o descarte de materiais recicláveis e ampliar os locais para o descarte correto de resíduos na cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.