• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nebulosa da Galinha Corredora surge deslumbrante no céu em nova imagem

Uma nova imagem capturada por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) mostra a Nebulosa da Galinha Corredora, situada na constelação de Centauro, a cerca de 6.500 anos-luz de distância da Terra.

O registro tem 1,5 bilhão de pixels e foi feito pelo telescópio VST, que pertence ao Instituo Nacional de Astrofísica da Itália e instalado pelo ESO no seu observatório no deserto do Atacama, no Chile.

Nebulosas são tidas como grandes berçários de estrelas, já que acumulam poeira cósmica e hidrogênio oriundos de restos de estrelas que podem se aglutinar e dar origem a novas. Nessa lógica, a Galinha Corredora seria um berçário de grandes proporções, já ocupa uma área correspondente a 25 Luas cheias no céu.

A imagem é resultado de um grande mosaico feito a partir de centenas de outras imagens separadas. Isso porque cada imagem individual foi obtida com o auxílio de filtros que deixam passar luz de diferentes cores. No final, elas precisaram ser combinadas para que o registro de toda a nebulosa fosse apresentado.

Uma das estrelas que aparecem no registro é Lambda Centauri, que é a mais cintilante do centro da imagem. Ela é visível a olho nu da Terra e está muito mais próxima do que a própria nebulosa, a 470 anos-luz de nós.

Maior telescópio do mundo

Também do ESO, o ELT (Extremely Large Telescope, do inglês, telescópio extremamente grande) está sendo construído no topo do Cerro Armazones — montanha localizada no deserto do Atacama, no Chile.

O equipamento está sendo construído no topo do Cerro Armazones — montanha localizada no deserto do Atacama, no Chile.

O telescópio terá um espelho de 39 metros e será o maior do mundo para luz visível e para visão infravermelho. Os componentes, como outros espelhos e lasers, estão sendo produzidos por empresas na Europa e devem ser entregues ao ESO para avaliação e testagens.

Veja também: Nasa apresenta novas imagens capturadas pelo telescópio James Webb

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nebulosa da Galinha Corredora surge deslumbrante no céu em nova imagem no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *