• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Empresas piauienses venderam R$ 1,42 bilhões pelo e-commerce em seis anos, diz levantamento


Ferramenta inédita lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil. Pandemia proporcionou crescimento no setor
Rupixen/Pixabay
As empresas do Piauí venderam R$ 1,42 bilhão pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, através do Dashboard, ferramenta lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na quinta-feira (11), que reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal.
O Dashboard revelou que, no Piauí, 52% das vendas se deram dentro do próprio estado e os principais produtos vendidos foram aparelhos celulares, televisores e refrigeradores.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
No mesmo período, os piauienses fizeram compras online cerca de quatro vezes mais de outros estados do que do Piauí, chegando ao montante de R$ 4,02 bilhões.
Os principais estados dos quais os piauienses adquiriram mercadorias pela internet foram: São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. E os produtos mais adquiridos foram aparelhos celulares, televisores e desktops.
O Dashboard
Dashboard, ferramenta lançada pelo MDIC
Reprodução/MDIC
O painel é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no Brasil. Até então, praticamente todas as informações eram obtidas pela iniciativa privada.
O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC afirmou que a compilação e publicação das estatísticas está alinhada aos esforços do governo para impulsionar e dar transparência à economia digital.
“O dashboard vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, inclusive para equalizar eventuais concentrações regionais, podendo, ainda, balizar decisões de investimentos das empresas”, explicou Uallace Moreira.
O economista apontou que com as informações da plataforma será possível analisar mercados, oportunidades e desafios. “E proporcionar aos atores que compõem esse ecossistema, informações que possam gerar aumento de vendas, ou reduzir os custos das transações”, disse.
“Construir essa base de dados a partir de informações da Receita nos dá uma garantia maior que estamos ofertando à sociedade um conjunto de informações importantes para tomar decisões”, completou Uallace Moreira.
Pandemia proporcionou crescimento
Com crescimento nas vendas do comércio eletrônico, Nordeste atrai centros de distribuição
O MDIC avaliou que houve crescimento entre 2019 e 2022 por conta da pandemia da Covid-19 – que teve início em março de 2020. Nesse período, foram movimentados cerca de R$ 450 bilhões.
“A pandemia de Covid-19 impulsionou as vendas online e fez o comércio eletrônico brasileiro dar um salto, movimentando R$ 450 bilhões em operações de compra e venda nos últimos três anos”, explicou o ministério.
O total movimentado é mais do que o dobro da soma dos valores registrado nos anos anteriores à pandemia. O acumulado das receitas entre 2016 e 2019 foi de R$ 178,06 bilhões.
Os produtos mais comprados pela internet durante a pandemia, considerando o valor das transações, foram:
celulares (incluindo smartphones);
televisores;
livros;
notebooks e tablets;
geladeiras e freezers.
Para acessar o banco de dados, clique aqui.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *