• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Participação feminina é pauta do Seminário Eleitoral 2024 no TJ-SC

O Seminário Eleitoral 2024 agitou o auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) nesta terça-feira, trazendo à tona discussões quentes sobre direito eleitoral com uma lente de gênero e raça. 

Entre os temas abordados estavam mídias digitais, inteligência artificial, propaganda eleitoral, condutas vedadas e, principalmente, a participação das mulheres na política.

Voltado especialmente para pré-candidatos, gestores, advogados e contadores envolvidos em campanhas, o evento foi uma iniciativa conjunta do TRE-SC e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), através da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

“Acorda mulher, teu lugar também é na política”

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargadora Maria do Rocio, aproveitou o momento para lançar o livro “Acorda mulher, teu lugar também é na política”.

O livro de Maria do Rocio traça uma linha do tempo desde a conquista do direito ao voto pelas mulheres até a sub-representação delas na política atual, e debate como a Justiça Eleitoral pode desempenhar um papel crucial na mudança dessa realidade. 

Além disso, a desembargadora ressaltou que a promoção da participação feminina e a garantia do cumprimento das ações afirmativas serão prioridades do TRE-SC para as eleições municipais de 2024.

Maria do Rocio também será a primeira mulher a liderar uma eleição em Santa Catarina, e ela está determinada a aproveitar essa oportunidade para criar um novo capítulo na política.

As eleições que se aproximam são uma primeira oportunidade para construirmos um novo momento na política – disse a desembargadora.

Outro destaque do evento foi o lançamento do livro “Mulheres na política: o direito eleitoral sob uma nova perspectiva da participação feminina”, do ex-juiz do Pleno do TRE-SC, Willian Medeiros de Quadros. A obra lança luz sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política e busca soluções para problemas como fraudes às cotas de gênero.

* É possível acessar a íntegra do conteúdo do Seminário Eleitoral 2024 no canal do YouTube da Justiça Eleitoral de SC no @JusticaEleitoraldeSC


Foto: Luciano Nunes

O post Participação feminina é pauta do Seminário Eleitoral 2024 no TJ-SC apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.