• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Segurança que espancou cliente em mercado do DF se apresentava como PM

De acordo com ex-empregados do supermercado Guarapari, em Ceilândia Sul, o chefe de segurança do estabelecimento chegava a se passar por policial para tentar amedrontar suspeitos de furto. Nessa terça-feira (26/3), o Metrópoles divulgou um vídeo gravado por câmeras do local que flagraram o homem espancando um rapaz que teria pego carne escondido, no início deste mês.

Os ex-empregados ouvidos pela reportagem, que terão as identidades preservadas, relataram que a situação se repetia diversas vezes e vitimou, inclusive, um idoso com hérnia de disco, suspeito de furtar um desodorante do mercado.

Os entrevistados contaram que, em quase todas as ocasiões, o chefe da segurança agredia as vítimas em locais não alcançados pelas câmeras do estabelecimento. A cena registrada no início de março, por exemplo, seria uma situação atípica, segundo os relatos.

Assista:

O suspeito chegou a ser encurralado por seguranças do mercado e colocado sentado em um corredor. Na sequência, o chefe dos funcionários gritou com os demais e começou a chutar a vítima, que bateu a cabeça contra prateleiras do estabelecimento.

Ex-funcionários denunciaram a conduta do responsável pela segurança do comércio e repassaram as imagens ao departamento de recursos humanos da empresa. O Metrópoles também apurou que alguns funcionários pediram demissão dos respectivos cargos após testemunharem as violências.

Agressões ocultas

Os relatos dão conta de que o chefe da segurança costumava abordar as vítimas fora dos limites do supermercado e as levar para um “quartinho” não captado pelas câmeras de segurança. O agressor ainda teria filmado alguns dos espancamentos cometidos por ele e mostrado a colegas, a fim de “se gabar”.

As violências ocorriam, sobretudo, no período da noite, quando a maioria dos profissionais do estabelecimento tinha ido embora. Os alvos também costumavam ser pessoas fisicamente mais fracas.

Apesar dos relatos dos ex-funcionários, a chefia do mercado não recebeu informações sobre acontecimentos similares ou qualquer outro caso de violência. Até a publicação desta reportagem, não havia boletim de ocorrência registrado referente ao espancamento registrado no vídeo.

Funcionário afastado

Por meio de nota, a empresa que administra os Supermercados Guarapari do Distrito Federal se manifestou sobre o assunto.

Confira a resposta na íntegra:

“A empresa SG Supermercados vem a público informar que tomou ciência de um lamentável incidente envolvendo agressão física entre um segurança e um suspeito de furto dentro de nossas instalações.

A SG Supermercados informa igualmente que foram tomadas as medidas necessárias, com instauração de sindicância e processo administrativo para investigar detalhadamente o incidente.

Como parte desse processo, o segurança envolvido na ocorrência foi afastado, conforme protocolos internos, a fim de assegurar a imparcialidade e a eficiência na apuração [do caso].

O SG Supermercados reitera o compromisso inabalável com a ética, o respeito, a transparência e a segurança de todos os membros de sua comunidade e repudia veementemente qualquer forma de violência.

Por fim, ressalta que não está medindo esforços para a elucidação completa dos fatos, visando à adoção das medidas e providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.