• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Brasil registra primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres encontradas no Espírito Santo

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta segunda-feira (15) a identificação dos dois primeiros casos de gripe aviária, Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), em duas aves marinhas, da espécie Trinta-réis-de-bando, encontradas no litoral do Espírito Santo. Esses foram os primeiros casos da doença registrados no Brasil.

O ministério e entidades do setor reforçam que as aves não fazem parte do sistema de produção, ou seja não houve contaminação nas fábricas de frangos e ovos ou risco de afetar o abastecimento interno. Os alimentos podem ser consumidos com segurança.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Apesar dos casos, o ministério ressalta que a situação não muda o reconhecimento do Brasil como país livre da gripe aviária. “Cabe destacar que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, diz a nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

Depois de recolhidas, as aves foram analisadas pela equipe do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, que é referência da Organização Mundial da Saúde Animal. A unidade confirmou o diagnóstico. Em seguida, o governo brasileiro fez a notificação à entidade internacional.

O ministro Carlos Fávaro declarou estado de alerta com o objetivo de “aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de IAAP”, com intensificação de ações de comunicação e prevenção, em especial entre criadores de aves.

O que é a gripe aviária?

Gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa e que afeta aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo vive uma pandemia da influenza, sendo a maioria por meio do contato de aves migratórias com aves de subsistência, produção ou silvestres de uma região.

O vírus pode ser transmitido ao homem pode meio do contato com aves infectadas, vivas ou mortas. Se encontrar uma ave com os sintomas da doença (andar cambaleante, pescoço deitado e alta mortalidade em uma área), a orientação é acionar o serviço veterinário de sua cidade ou fazer uma notificação no e-Sisbravet.

Não toque ou recolhe aves doentes, pois o vírus fica presente em fezes e secreções respiratórias dos animais. A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.

*Via Agência Brasil, editado por Redação

Leia mais notícias de Blumenau e região

Brusque tem 67 casos confirmados de Dengue e 31 em investigação

Coteminas deve permanecer em Blumenau; afirmação foi dada por CEO da empresa durante reunião com prefeito

GAECO deflagra operação em Itajaí e Florianópolis com objetivo de proteger direitos de crianças e adolescentes

O post Brasil registra primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres encontradas no Espírito Santo apareceu primeiro em ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *