• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a Procissão do Fogaréu em Goiás

A Procissão do Fogaréu é um evento marcante da Cidade de Goiás, com uma rica história que remonta a 279 anos. Realizado durante a Quinta-feira Santa, o evento religioso atrai milhares de turistas todos os anos e é organizado pela comunidade local, com apoio da Diocese de Goiás – Catedral de Sant’Ana e do Governo de Goiás. O evento religioso encena e relembra a perseguição sofrida por Jesus Cristo. De acordo com a prefeitura do município, ao menos 20 mil pessoas acompanharam o evento neste ano.

Multidão acompanha os farricocos pelas ruas da Cidade de Goiás. Foto: LeoIran/JornalOpcao

À meia-noite da Quinta-feira Santa, as luzes da cidade são apagadas para dar início à procissão, que busca reproduzir a perseguição e prisão de Jesus Cristo. Homens encapuzados, vestidos com roupas coloridas e segurando tochas, caminham pelas ruas ao som de tambores, em uma representação simbólica desse evento histórico.

Chegada de farricocos e fiéis à Igreja de São Francisco marca o encerramento da Procissão do Fogaréu. Foto: LeoIran/JornalOpcao

A origem da Procissão do Fogaréu remonta ao período medieval, iniciada em 1795 pelo padre espanhol João Perestrello de Vasconcelos Spínola, que trouxe consigo as tradições religiosas da Península Ibérica.

A Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada por ele, passou a liderar as representações da Semana Santa na cidade desde então.

O evento se tornou parte importante do patrimônio cultural imaterial de Goiás, mantendo viva a tradição ao longo dos séculos. A procissão começa na porta do Museu de Arte Sacra da Boa Morte e percorre cerca de 1,5 km, durando aproximadamente uma hora.

Durante o trajeto, os “farricocos” representam os soldados romanos que prenderam Jesus e o levaram a Pôncio Pilatos. A encenação inclui momentos como a última ceia e a prisão de Cristo, marcada pelo toque penoso do clarim. A figura de Jesus Cristo é representada por uma pintura em linho, feita pela bisneta de Veiga Valle, Maria Veiga.

A Semana Santa da Cidade de Goiás, que rememora a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, possui nove procissões que acontecem ao longo dos 40 dias da quaresma. São elas: a do Depósito, Encontro, Transladação, Nossa Senhora das Dores, Ramos, Fogareuzinho, Fogaréu, Penitentes e do Senhor Morto.

Leia também:

  • Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

O post Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a Procissão do Fogaréu em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.