• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Transplante de córnea ajuda paciente de SC a recuperar qualidade de vida: ‘visão maravilhosa’

Ela conecta pessoas. É através da visão que recebemos informações e interagimos com o ambiente externo, por exemplo. Mas para algumas pessoas, algo fundamental pode carregar desconforto, com o desenvolvimento de doenças. Foi o que aconteceu com a moradora de Blumenau, no Vale do Itajaí, Ana Paola Cit Marques, de 32 anos, que precisou procurar atendimento médico após sentir coceira nos olhos.

Paciente de Blumenau precisou realizar um transplante de córnea

Transplante de córnea ajuda paciente de SC a recuperar qualidade de vida – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Ana não sabia ainda, mas o hábito de coçar os olhos poderia acarretar no agravamento de uma doença que afeta as córneas, que em casos mais graves, pode significar a perda parcialmente ou completamente da capacidade de enxergar. Trata-se do ceratocone, uma doença que provoca o afinamento da córnea em forma cônica.

Depois de procurar atendimento médico em Blumenau, ela descobriu a doença. Ana relembra que quando morava no Paraná, inicialmente foi diagnosticada com um problema na retina. Mas o incômodo continuou, fazendo ela procurar um médico especialista.

“Não enxergava praticamente nada. Sabendo do diagnóstico de ceratocone, procurei o Ambulatório Geral da Família do meu bairro, pedi um encaminhamento para o oftalmologista, passando pela consulta o Dr. Rodrigo, ele me explicou sobre a cirurgia de transplante. Eu não tive dúvidas, aceitei na hora”, contou.

Foi assim que ela chegou até o Dr. Rodrigo Thiesen Muller, médico oftalmologista especialista em córnea e cirurgia refrativa do Hospital Santa Isabel. Ana faz parte de um feito histórico da unidade de saúde blumenauense, que atingiu a marca de 200 transplantes de córneas em 2024. Um serviço que não representa só procedimentos cirúrgicos, mas pacientes que tiveram uma segunda chance e recuperaram sua qualidade de vida.

Transplante de córnea em Blumenau

Ana passou por dois transplantes de córneas. O primeiro foi em 2017, no olho esquerdo, e em 2022 ela realizou o procedimento cirúrgico no direito. O médico oftalmologista explica que a córnea é a camada transparente na parte da frente dos olhos, que ajuda a focar a luz e proteger.

Algumas doenças, infecções e lesões podem danificar esse tecido e aí que pode surgir a necessidade de um transplante. Em Blumenau, as córneas passam por avaliações quando retiradas do doador e vão para a central de Banco de Olhos, antes da cirurgia.

De acordo com o especialista, as principais indicações de transplante de córnea são aquelas que geram alteração na transparência ou na regularidade do tecido, como por exemplo o próprio ceratocone, cicatrizes corneanas ou patologias hereditárias.

“O paciente vai receber o tecido de uma pessoa que não tinha nenhuma condição ocular que afete a córnea, com contagem celular adequada, viável para entregar boa visão para quem vai receber”, afirma o Dr. Rodrigo Thiesen Muller.

O oftalmologista esclarece que o transplante de córneas tem alta taxa de sucesso e é considerado seguro e eficaz. Segundo o médico, a taxa de rejeição de um transplante de órgãos é muito menor quando comparada com outros órgãos. Esse foi o caso da Ana, que teve uma plena recuperação e celebra: “a visão está maravilhosa”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.