• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

As duas caras do Amin

Essa história tem mais de uma versão. Conheço pelo menos três. Tentei checar com o personagem principal, mas não consegui.

Prefeito, deputado, governador, senador, secretário de Estado, professor universitário, candidato a presidente da República, Esperidião Amin é conhecido no meio político por suas tiradas engraçadas e irônicas, que muitas vezes até ofendem o interlocutor.

Esta história trata de como Amin faz piada com sua indefectível careca.

A primeira versão que ouvi, se não estou traído pela memória, foi do ex-deputado Mário Cavallazzi, e teria se passado no Senado, em 1997, durante a CPI dos Precatórios, em um debate entre Amin e o então senador Eduardo Suplicy (PT).

Na CPI, Amin “enquadrava” o governador de Santa Catarina, Paulo Afonso (filiado ao PMDB e seu adversário político), e ao mesmo tempo “defendia” o prefeito de São Paulo, Celso Pitta, pupilo do seu aliado, do então PPB, Paulo Maluf.

Ambos haviam emitido letras do tesouro lastreadas em precatórios, mas isso é tema para outras histórias. Moacir Pereira inclusive fez um livro.

O ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS) em seu livro “Basta de impunidade”, lançado pelo Senado Federal, em 2000, também conta essa história e diz que ela ocorreu em um debate no plenário com outro senador.

Já o jornalista José Roberto Silva, o Zé Beto, de Curitiba, narra em seu blog que Esperidião Amin contou essa história em entrevista ao apresentador Jô Soares, em 1988 (Amin foi um dos primeiros entrevistados), quando o programa ainda se chamava Jô Soares Onze e Meia e era transmitido pelo SBT.

Lá, ele diz que ocorreu numa discussão entre Amin e um eleitor, durante uma das muitas campanhas feitas pelo hoje senador pelo interior de Santa Catarina.

Na versão do senador Pedro Simon, Amin estava discursando na tribuna do Senado, quando um senador (ele não diz quem), foi ao microfone de apartes e gritou:

Vossa Excelência não pode dizer isso. Vossa Excelência tem duas caras – disse o senador não identificado.

Amin, esperou o senador parar de falar, e respondeu com seu tom irônico:

Ora, meu senador. Vossa Excelência acha que seu tivesse duas caras, viria aqui com esta, sem cabelo, sem coisa alguma? Óbvio que eu viria com a outra – respondeu Amin.

Na versão do Zé Beto, Jô Soares perguntou ao senador como ele teria ficado careca. Após explicar que teve uma doença, ainda na adolescência, Amin contou do embate que teve com um eleitor, durante uma de suas campanhas.

Ao chegar a um município, um cidadão insistia em chama-lo de “homem de duas caras”. Quando o eleitor terminou seu ataque, Amin retrucou:

Meu amigo, você acha mesmo que se eu tivesse duas caras usaria justamente essa? – emendou.


Ilustração – Galvão Bertazzi interpreta o causo contado por Frutuoso Oliveira sobre as “duas caras” de Esperidião Amin.

O post As duas caras do Amin apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.