• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ministro do Trabalho culpa Banco Central por alta do juros: ‘Precisa estudar fundamentos da economia’

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, culpou o Banco Central (BC) pelo fracasso em relação à política de juros. Ele deu a declaração nesta quarta-feira, 28, a jornalistas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Está faltando estudar um pouco fundamentos da economia”, disse Marinho, ao referir-se ao BC. 

De acordo com o ministro, há duas maneiras de controlar a inflação. A primeira, que chamou de “burra”, é restringir a circulação de dinheiro. Conforme Marinho, esse modelo ocorre por meio do aumento de juros e do corte de crédito.

Leia também: “Trabalhadores não devem ter o direito de rejeitar imposto sindical, diz ministro Marinho”

A segunda forma, de acordo com o ministro, é a “inteligente”. Essa se faz “quando se controla a inflação por meio da oferta”. 

O que Marinho quis dizer

O ministro disse que, ao expandir a oferta, as empresas “abrem as portas para o emprego”. Quando o número de empregos cresce, aumenta a “demanda de consumo”. “É assim que se controla a inflação de forma inteligente”, afirmou.  

Leia mais: “‘Se a Uber quiser sair do Brasil, problema da Uber’, diz ministro do Trabalho”

Marinho disse também que as empresas precisam aumentar o planejamento, para garantir o aumento na oferta de produtos e serviços. 

Ele afirmou que as companhias precisam “bater à porta” de bancos públicos e privados, para garantir investimentos e aumentar a produtividade. De acordo com Marinho, o BC deve colaborar com a economia por meio da redução de juros. 

Leia também: “Ministro de Lula elogia decisão do STF sobre imposto sindical, mas quer ir além”

Marinho disse ainda que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro ficaram acima da média. O órgão registrou 306,1 mil carteiras assinadas naquele mês.

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.