• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

IA de Elon Musk, Grok 1.5 chega com promessa de mais desempenho

A xAI, empresa de inteligência artificial (IA) de Elon Musk, apresentou o modelo Grok-1.5 nesta quinta-feira (28). Atualização incremental, a novidade promete mais desempenho principalmente para tarefas com código e relacionadas à matemática. A melhoria será levada aos assinantes do X Premium+, plano pago do ex-Twitter, em breve.

  • Como a Inteligência Artificial é capaz de aprender sozinha?
  • Afinal, o que é inteligência artificial?

Mais desempenho

O anúncio da atualização focou principalmente na performance do modelo, que promete se equiparar ao Google Gemini Pro 1.5 e ao OpenAI GPT-4. Em testes realizados pela empresa, o Grok-1.5 teria alcançado bons resultados em análises para avaliar o potencial matemático e a geração de códigos do algoritmo.

A janela de contexto, que aponta o limite de dados que podem ser trabalhados simultaneamente no modelo, também é considerável: 128 mil tokens. No geral, quanto maior o indicador, maiores são os documentos, áudios e mais que a IA consegue processar.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Isso permite que o Grok tenha uma capacidade de memória aumentada em até 16 vezes o comprimento do contexto anterior, permitindo-lhe utilizar informações de documentos substancialmente mais longos”, anunciou a startup de Musk.

Por outro lado, o algoritmo da xAI fica atrás do Gemini 1.5, que pode chegar a até 1 milhão de tokens, por exemplo. Já o Claude 3, da Anthropic, consegue alcançar janelas de contexto de 200 mil tokens no primeiro momento, mas a fronteira pode ser aumentada para 1 milhão de tokens.

Teste de benchmark do Grok-1.5 (Imagem: Divulgação/xAI)
Teste de benchmark do Grok-1.5 (Imagem: Divulgação/xAI)

Em breve no X

Apesar do anúncio, ainda não é possível utilizar o Grok-1.5. A xAI informou que o sistema ficará disponível aos primeiros testadores e usuários atuais do Grok “nos próximos dias” na rede social de Elon Musk. Para usar a novidade, é preciso ter uma assinatura do X Premium+.

No Brasil, o X Premium+ custa R$ 84 por mês ou R$ 880 por ano ou mais caro se contratar por uma loja de aplicativos, como a Play Store (Android) e a App Store (iOS). Além do Grok, o pacote libera a publicação maiores, remove anúncios da redes sociais, oferece o selo de verificado e muito mais. Recentemente, o ex-Twitter também passou a oferecer a assinatura de graça a quem tem muitos seguidores.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 5 bizarrices de Duna que podem ficar fora do cinema
  • Starlink | Novo mapa mostra satélites da SpaceX em tempo real
  • X-Men revela a verdadeira forma de membro icônico 40 anos depois
  • One UI 6.1 chega a Galaxy S23, Z Flip 5 e outros no Brasil
  • Toyota trabalha em tinta que muda cor do carro com o calor
  • Cyberpunk 2077 fica de graça por tempo limitado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.