• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

PF prende 10 pessoas em “esquema parasita” de tráfico com mergulhadores; entenda

Carregamento de droga foi encontrado pelas autoridades espanholas em agosto de 2023. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) do Rio Grande do Sul realizou uma operação para desarticular uma quadrilha que transportava cocaína para a Europa usando uma técnica chamada “parasita”.

Em agosto do ano passado, as autoridades espanholas encontraram 198 kg da droga em um compartimento submerso de um cargueiro que partiu do porto de Rio Grande (RS) para Las Palmas.

De acordo com a PF, 10 pessoas foram detidas preventivamente por participação no esquema, 9 no Brasil e uma na Alemanha, em Bremerhaven, em colaboração com a Europol e a polícia alemã. Dois suspeitos em Paranaguá e Rio Grande permanecem foragidos. No total, foram emitidos 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Técnica “parasita”

A prática, conhecida como “técnica dos parasitas”, envolve esconder a carga ilegal abaixo da linha d’água, em cilindros presos ao casco das embarcações por mergulhadores. No caso em Las Palmas, em agosto de 2023, os 182 pacotes de cocaína estavam amarrados na caixa de mar do cargueiro, um compartimento submerso usado para refrigerar os motores do navio.

As autoridades espanholas haviam sido alertadas pela PF sobre a suspeita do carregamento clandestino no navio de bandeira da Libéria. Meses antes, em janeiro de 2023, 42,45 kg de cocaína foram apreendidos no mesmo porto, também em uma embarcação vinda do Brasil.

A operação, batizada de Escafandrista, resultou na apreensão de celulares, veículos e barcos usados pela quadrilha em cidades como Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Paranaguá (PR) e Fazenda Rio Grande (PR). A maioria dos mandados de busca e apreensão foi cumprida na cidade gaúcha, onde as autoridades encontraram um laboratório de drogas.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.