• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Epagri pesquisa alternativas para o controle do maruim em Luiz Alves; cidade já decretou emergência

Representantes da Epagri participaram de reunião na tarde desta quarta-feira (17), em Luiz Alves, no Vale do Itajaí. A agenda foi promovida pela prefeitura para discutir soluções para o combate ao maruim no município. Em março, a prefeitura decretou situação de emergência por conta da infestação de maruim.

Conforme o prefeito da cidade, Marcos Pedro Veber, as áreas rurais e urbanas estão sofrendo com a proliferação do inseto. “Está interferido em nossa saúde, bem estar e qualidade de vida. Pedimos socorro e tentaremos ao máximo investir em possíveis soluções para esse problema”, comentou.

O pesquisador da Estação Experimental em Itajaí (EEI), Wilson Reis Filho, enfatizou que não será possível a eliminação total e permanente do inseto dos ambientes rurais ou urbanos, mas sim a redução.

“A Epagri, como empresa desenvolvedora de tecnologias para duas das principais culturas da região –  arroz e banana – tem como contribuir para esta questão e já está fazendo isso. Neste momento estamos em busca de viabilizar a proposta de pesquisa para o maruim, que precisa de recursos e parceria interinstitucional para a execução”, afirma Ester.

Foto: Divulgação

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Encaminhamentos

Na reunião, a Epagri assumiu o compromisso de apresentar o projeto de pesquisa para ser trabalhado em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde na região afetada, que engloba vários municípios.

O maruim

A proliferação do maruim ocorre onde há muita matéria orgânica em decomposição. As fêmeas colocam os ovos em locais úmidos e com bastante matéria orgânica. Com isso, as larvas podem se criar em mangues, brejos e pântanos. As chuvas intensas no começo do verão causaram aumento na umidade do solo, o que pode ter contribuído para  o aumento da população do inseto em Luiz Alves. 

Leia mais notícias de Blumenau e região

Saúde alerta para o risco do contato com a água de alagamentos e enchentes em Santa Catarina

Mais 185 novos casos de dengue são confirmados nesta quarta-feira em Blumenau

Família de idoso morto a tiros em Blumenau contesta versão de legítima defesa do suspeito; entenda

O post Epagri pesquisa alternativas para o controle do maruim em Luiz Alves; cidade já decretou emergência apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.