• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tarcísio quer dar poder de investigação para a PM de SP; entenda

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de SP, e o bolsonarista Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prepara um conjunto de ações para dar mais poder à Polícia Militar e permitir que a corporação possa exercer atividades de investigação no estado. A medida aparece em uma ordem preparatória assinada pelo atual subcomandante da instituição, o coronel José Augusto Coutinho. A informação é do Metrópoles.

A ideia é implementar o Termo Circunstanciado Polícia Militar (TC/PM), um registro para ocorrências de “menor potencial ofensivo”. Atualmente, casos do tipo são conduzidos e investigados pela Polícia Civil em São Paulo.

A gestão Tarcísio ainda prevê reforma em batalhões e um treinamento de soldados, cabos e outros agentes para lidar com assuntos de legislação criminal. As ações preparatórias começam ainda neste mês e a expectativa é que os agentes exerçam atividades como requisição de exames e apreensão de provas.

Se proposta de Tarcísio for aprovada, PM terá poder de investigação. Foto: Divulgação

Nos bastidores, agentes da Polícia Civil reclamam da iniciativa do governador e afirmam que ela representa uma “usurpação de suas funções”.

Os Termos Circunstanciados se referem a crimes com pena máxima de até dois anos de detenção ou em casos de contravenção penal. Eles possuem julgamentos mais rápidos e tratam de delitos como lesão corporal, posse de droga, invasão de propriedade e desobediência.

O documento preparatório ainda cita que a PM deve estar preparada ainda em 2024 para “cumprir as diligências requisitadas” e “zelar pelo material apreendido”, com a criação de “compartimentos de apreensões” em toda companhia da corporação para armazenar evidências como drogas ou armas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.