• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Primeiras semanas de maio com maior frequência de chuvas em Santa Catarina

A configuração de um bloqueio atmosférico deve dificultar o avanço de frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Com isso, estas frentes frias apresentarão características mais estacionárias, ou seja, com lento deslocamento e favorecendo com que os sistemas de chuva fiquem atuando por um período maior nessa região. Essa condição deve persistir pelo menos durante a primeira quinzena de maio, quando se espera chuvas acima da média para a época, principalmente nas áreas de divisa com o RS.

Inicialmente, entre este final de semana e o início da próxima semana, a chuva e os temporais ficam mais concentrados entre o Uruguai e o RS. Entretanto, mesmo nesse período, a instabilidade deve afetar Santa Catarina, principalmente as áreas de divisa com o RS e o Alto Vale do Itajaí, onde a condição para chuvas e temporais isolados será maior em relação às demais áreas do estado. Neste período, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais.

O sábado (27) terá predomínio de tempo firme e com calor, sol e variação de nuvens em todo estado. A partir da noite, a aproximação de uma frente fria, deve favorecer o aumento da nebulosidade nas áreas de divisa com o RS. Há condição para chuva pontualmente intensa e temporais isolados, com risco moderado voltado a alagamentos e enxurradas pontuais.

Na madrugada e manhã de domingo (28) a instabilidade se espalha por todo o Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e trechos do Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. Entre a tarde e a noite, a condição de chuva também se estende para as demais regiões do estado.

Entre segunda (29) e quarta-feira (01), a frente fria estacionária deve apresentar ligeiro deslocamento em direção ao RS e, por isso, a condição para chuvas e temporais ainda persiste em todas as regiões catarinenses, sobretudo nas regiões de divisa com o RS.

Entre quinta (02) e sexta-feira (03), a frente fria segue seu deslocamento para norte, se posicionado sobre SC. Neste período, a chuva ganha força e o risco para temporais aumenta em todas as regiões do estado. Há condição para chuva intensa com trovoadas, além de risco para alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamento e danos na rede elétrica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul