• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Transporte suplementar de BH pode ter frota reduzida a partir da próxima sexta-feira


Ao todo, 23 beneficiários, que rodavam graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), terão os contratos encerrados. Ônibus suplementares ligam bairros da capital. Ônibus suplementar de Belo Horizonte
TV Globo/ Reprodução
O transporte suplementar de passageiros de Belo Horizonte pode ter a frota reduzida a partir da próxima sexta-feira (3). Ao todo, 23 beneficiários, que rodavam graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), terão os contratos encerrados.
Os ônibus suplementares, que transportam cerca 85 mil passageiros por dia, ligam bairros da capital, complementando trajetos que os coletivos comuns não fazem.
O consórcio responsável pela gestão da operação afirma que o sistema deveria contar com 300 ônibus, no entanto, atualmente, apenas 250 estão circulando. A explicação é que, durante a pandemia da Covid, “muitos permissionários deixaram de operar ou não conseguiram manter a frota por dificuldades financeiras”.
Ainda segundo o consórcio, “a Prefeitura de BH convocou os excedentes da licitação de 2016 pra assumirem a prestação do serviço”.
“Esses beneficiários do TAC, que são um total de 23, têm como função três linhas do sistema, que são exploradas essencialmente por eles. Então, nesse momento, se a Prefeitura levar à frente essa decisão que ela tomou, de realmente retirá-los, nós vamos ter três linhas sem operação de carros”, alertou Geiselaine Medina, presidente do consórcio Transuple.
Na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte Suplementar, Edson Dornelas, eles precisam continuar também por causa da necessidade financeira.
“Todos eles são arrimo de família e precisam trabalhar. Então, se eles não continuarem, eles não sabem o que fazer”, destacou.
Sueli Teixeira está entre os motoristas que podem parar. Ela é viúva de um antigo permissionário e, desde que o marido morreu, toca o negócio da família junto com a filha. Mas agora, o futuro é incerto.
“A gente fica apreensivo, porque depende disso. A gente vem lutando e ganhando essa prorrogação, mas é uma situação em que ficamos sem saber o que fazer”, lamentou.
O que diz a PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte disse que “convocou os classificados da licitação de 2016 pra integrarem o sistema de transporte suplementar. Dos 49 convocados, 13 completaram todas as etapas legais e já estão operando na capital”.
“Outros 4 estão na fase final do processo de inclusão do veículo e entrada em operação. Ainda há prazo para que outros beneficiários se integrem ao sistema de transporte suplementar, desde que completem todas as etapas legais”, destacou a PBH.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
os ônibus suplementares rodam ligando bairros de belo horizonte – complementando trajetos que os coletivos comuns não fazem./
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.