• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Chuvas no RS deixam ao menos 13 mortos: estado de calamidade pública

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou estado de calamidade pública em todo o território gaúcho por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (26).

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do estado na noite de quarta-feira (1). Com a medida, os órgãos públicos “prestarão apoio à população nas áreas afetadas por eventos climáticos como chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais”.

Conforme consta no decreto de calamidade pública, as chuvas no RS já causaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, como a destruição de moradias, estradas e pontes”.

Chuvas no RS: governo decreta calamidade pública

O decreto tem validade de 180 dias e, mesmo com a situação em vigor, o governo estadual também pode homologar os decretos de calamidade pública declarados pelas Prefeituras.

Até a publicação desta matéria, pelo menos 134 municípios reportaram grandes prejuízos com alagamentos, transbordamento de rios e outras consequências das chuvas no RS.

O texto também classifica o desastre no RS como nível III, ou seja, de grande intensidade. Por meio do decreto, o governo do estado pode adotar medidas administrativas para agilizar a contratação e aquisição de serviços e produtos essenciais para atender à população.

13 mortos nas chuvas no Rio Grande do Sul

O balanço mais recente da Defesa Civil gaúcha, divulgado na manhã desta quinta-feira (2), aponta que pelo menos 13 pessoas já morreram em todo o estado por causa das chuvas. Outras 21 pessoas estão desaparecidas e mais de 44,6 mil foram afetadas de alguma forma.

  • Bombeiros do Paraná vão ao Rio Grande do Sul para auxiliar vítimas das chuvas
  • Alerta severo de chuvas intensas afeta 129 cidades do Paraná

Em todo o estado, já são mais de 5 mil desalojados – pessoas que precisaram buscar abrigo na casa de parentes, amigos ou em hotéis. O número de gaúchos que foram para abrigos públicos ou entidades assistenciais já passa de 3 mil.

O post Chuvas no RS deixam ao menos 13 mortos: estado de calamidade pública apareceu primeiro em Massa News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.