• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Programação vai discutir questões ambientais sobre a fronteira do Brasil com as Guianas


Evento inicia nesta segunda-feira (6) no Museu Sacaca e segue a partir de terça (7) na Unifap. Cerimônia terá o lançamento do Projeto Front-Guianas, para pesquisas na região. Objetivo é fortalecer ações de pesquisadores na Amazônia
Juan Pablo Arraez/AP
Macapá sediará desta segunda-feira (6) até quinta (8) o 4º Simpósio de Desenvolvimento Regional e o 1º Seminário Internacional Região das Guianas. A abertura da programação ocorre na tarde desta segunda no Museu Sacana, em Macapá.
Inscreva-se
A partir desta terça, o evento segue no bloco de engenharia civil e arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os eventos buscam estimular reflexões envolvendo várias disciplinas sobre a Região das Guianas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
O evento é organizado por pesquisadores da Unifap e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).
Entre os assuntos estão aspectos ambientais, interações espaciais, saúde e urbanos. A região em questão vai desde o Rio Amazonas, no Amapá, até o Rio Orinoco, na Venezuela.
A organização do evento destacou que as abordagens estão ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre elas, incluem-se o manejo florestal sustentável, discussões sobre prevenção à disseminação de doenças, por exemplo.
Projeto Front-Guianas
Na cerimônia de abertura será lançado o Projeto Front-Guianas, financiado pelo governo federal através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“O objetivo é fortalecer as ações de pesquisadores da Amazônia com participação ativa do Amapá. A ideia é que a nossa região se torne “pivô” da sustentabilidade e da transição energética”, descreveu Gutemberg Vilhena, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).
Veja os temas da programação:
Cidades Gêmeas e Interconexão;
Desenvolvimento e Planejamento Socioeconômico;
Desenvolvimento Econômico e Social;
Integração Cultural e Linguística;
Manejo Florestal Sustentável;
Meio Ambiente e Planejamento;
Saúde Pública e Disseminação de Doenças.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.