• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Floresta de hortaliças gigantes: conheça a plantação de taiobas de até 3 metros de altura


A plantação que fica em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, tem cerca de 500 pés. Conheça a plantação de taiobas de até 3 metros de altura no ES
Uma plantação onde as hortaliças têm o tamanho maior do que o normal vem chamando a atenção de produtores e até mesmo pessoas de outras cidades, que estão indo conhecer a incrível floresta de taiobas gigantes, que fica no Córrego do Fervedouro, em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. São 500 pés de taiobas orgânicas que chegam a até três metros de altura. Além das taiobas, o tamanho de outras hortaliças também já surpreendeu os agricultores.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O agricultor José Roberto de Oliveira trabalha com hortaliças desde que nasceu, tem formação em técnica agropecuária e já produzia taioba. Mas, desde 2019, quando começou a fazer vendas por delivery, ele começou a perceber que a hortaliça estava ficando um pouquinho maior do que o normal.
“Desde criancinha trabalho na área rural e, graças a Deus, fui gratificado agora com essa propriedade que tem produzido muitas surpresas agradáveis. A taioba ficou bem grande, com um tamanho diferenciado das demais. Até hoje eu nunca tinha visto uma taioba grande dessa forma, em lugar nenhum”, comentou o agricultor.
Basta se aproximar das taiobas verdes reluzentes para perceber como elas se destacam pelo tamanho. Adultos e crianças ficam encantados. A sobrinha de dez anos de José Roberto tirou fotos perto de algumas plantas e a diferença chama a atenção.
Sobrinha de dez anos do produtor ao lado das taiobas gigantes
Reprodução/ Acervo pessoal
As taiobas e as outras hortaliças, legumes e frutas que são colhidas na produção do agricultor são vendidas na feira da cidade.
Segundo a Carla Calaes, coordenadora do grupo de vendas da cidade, pessoas de todo o estado estão entrando em contato querendo buscar mudas e conhecer as taiobas gigantes.
“O tamanho delas está chamando a atenção, principalmente porque elas não têm costume de se desenvolver daquele jeito. A sensação é de que estamos dentro de uma floresta”, disse Carla.
Além da taioba, José já colheu beterraba de quatro quilos, cachos de bananas de mais de 40 quilos e inhame de 6 quilos. Até as flores da taioba da plantação são maiores do que as normais.
“Já colhi muita beterraba bem grande, de quatro quilos, cachos de banana-prata com mais de 40 quilos. É o trabalho do dia a dia com as bênçãos de Deus e o orgânico mesmo, que é o que eu trabalho. Respeitando o meio ambiente e trabalhando com a ecologia de uma forma mais correta, esse é o nosso segredo”, destacou José Roberto.
Flor da taioba parece com copo de leite, dura poucos dias e depois murcha
Reprodução/Acervo pessoal
Mas de onde vem o segredo?
O engenheiro agrônomo Edson Costalonga também se impressionou com o tamanho das taiobas cultivadas pelo José Roberto e disse que vários fatores podem fazer com que a produção seja mais “avantajada”.
“Pode ter relação com a fertilidade do solo. Quando você tem a capacidade de troca de cátions elevada, que é a capacidade que o solo tem de trocar nutrientes entre ele e a planta, você tem uma alta disponibilidade de adubo para a planta. E isso também está muito relacionado com o teor de matéria orgânica que tem nesse solo”, explicou o engenheiro agrônomo.
Pessoa ao lado de taioba de três metros de altura
Reprodução/Acervo pessoal
Ainda segundo o engenheiro agrônomo, um solo rico em matéria orgânica faz com que os nutrientes sejam liberados em abundância e a planta pode acabar desenvolvendo o máximo potencial.
“O catalisador de tudo é a água. Quando você joga água nesse tipo de solo, você faz tipo uma sopinha onde todos os nutrientes ficam disponíveis para a planta, que é o que ela precisa para desenvolver seu máximo potencial em tamanho, seja ele em parte aéreas, como é a da taioba, seja ele em parte subterrânea, como uma beterraba, cenoura”, complementou Costalonga.
Folha da taioba ao lado de um adulto
Reprodução/Acervo pessoal
Mas o engenheiro agrônomo reforçou que a combinação da fertilidade do solo, o zelo para cuidar do solo, trato cultural e a poda fazem com que as taiobas cresçam ainda mais.
E sobre cuidado com a plantação, o agricultor José Roberto tem apenas uma certeza:
“Deus tem abençoado muito meu trabalho, eu só coloco parte dos conhecimentos que eu adquiri na propriedade e tá surtindo bastante efeito”, disse o agricultor.
O agricultor José Roberto e a esposa Isabel
Reprodução/Acervo pessoal
O que é a taioba?
A taioba é um vegetal em que geralmente o talo e a folha podem ser consumidos. O talo é utilizado em sopas, frito. E a folha utilizada em refogados.
A taioba (Xanthosoma sagittifolium Schott), é mais popular nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Taiobas chegam até 3 metros de altura
Reprodução/Acervo pessoal
Apesar de ser nativa tradicional da cultura brasileira, a taioba faz parte de um grupo de hortaliças não convencionais. Tem plantio fácil e, pelo sabor suave, cujas folhas se desmancham na boca, é bem aceita pelos consumidores. Também é dotada de muita vitamina A.
Há variedades de taioba que não são comestíveis, inclusive nenhuma deve ser consumida crua. Os níveis de ácido oxálico presentes na planta provocam inflamação e coceira nas mucosas, a ponto de causar sensação de sufocamento pelo fechamento da garganta. Nas opções comestíveis, o preparo com cozimento anula esses efeitos.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *