• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Reunião finaliza a construção de diretrizes para atuação da Enfermagem na preparação e resposta a desastres socioambientais

Com o objetivo de aprimorar a atuação da Enfermagem em situações de desastres, o Grupo de Trabalho de Resposta a Desastres do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e o Coordenador da Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniram em 18 de abril de 2024, para finalizar a construção das diretrizes que nortearão o trabalho dos profissionais de Enfermagem na preparação e resposta a desastres socioambientais.

Essa iniciativa demonstra o compromisso das entidades com a segurança e o bem-estar da população fluminense, especialmente em momentos de crise. As diretrizes servirão como base para a atuação dos profissionais de Enfermagem, nas fases de preparação e resposta relacionada ao atendimento emergencial das vítimas de desastres de tipologias hidrológica (inundações, enxurradas, alagamentos), meteorológicas (tempestades, temperaturas extremas) e geológicas (movimentos de massa, erosões).

Espera-se que as diretrizes contribuam para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no que diz respeito à atenção à saúde e gestão do risco de desastres, bem como melhorar o padrão de preparação e resposta das equipes de Enfermagem, a fim de proporcionarem uma assistência segura e de qualidade às pessoas, famílias e comunidades afetadas e atingidas.

A colaboração entre o Coren-RJ e o Cofen é fundamental para fortalecer a capacidade de preparação e resposta da Enfermagem em todo o Brasil. Ademais, as diretrizes elaboradas poderão servir como modelo estruturante para outros estados da federação, contribuindo para a excelência do cuidado prestado pela categoria em tais situações emergenciais e de calamidade pública.

As diretrizes serão oportunamente encaminhadas para apreciação e deliberação do Plenário do Coren-RJ e, posteriormente, ao Plenário do Cofen.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.