• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Blumenau confirma mais duas mortes por dengue; total de vítimas fatais chega a 28

O município de Blumenau, no Vale do Itajaí, registrou mais duas mortes por dengue, totalizando 28 vítimas fatais da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em 2024.

A cidade de Blumenau está entre as cidades de SC com o maior número de mortes por dengue

Blumenau confirma mais duas mortes por dengue – Foto: Jcomp/Freepik

Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (20), desde o último levantamento, compartilhado no dia 17, a cidade registrou mais 1.278 casos da doença.

Conforme a Secretaria de Promoção da Saúde, as duas mortes por dengue estão relacionadas a dois homens, de 63 e 73 anos, que morreram nos dias 12 de abril e 12 de maio, sendo a causa da morte confirmada recentemente.

“Boom” de casos e mortes por dengue em Blumenau

Conforme o boletim, o total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 54.259 casos prováveis. Destes, 38.279 estão em investigação, 15.980 confirmados e 28 óbitos foram registrados no município.

Atualmente, 11 pessoas estão internadas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 35 em enfermaria.

Blumenau é a terceira cidade de Santa Catarina com o maior número de mortes causada pela dengue, ficando atrás apenas de Joinville (46) e Itajaí (30).

Atenção aos sinais e sintomas

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

A cidade de Blumenau está entre as cidades de SC com o maior número de mortes por dengue

Sintomas da dengue estão associados a febre alta e dor de cabeça – Foto: Freepik/Internet/ND

Centro de Atendimento Dengue

Blumenau criou o CAD (Centro de Atendimento Dengue) para garantir atendimento aos pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde, além de funcionar como “retaguarda” para os hospitais, a fim de evitar lotações.

O local recebeu melhorias e passou a contar com um espaço para infusão, confortável e restrito. São 60 poltronas disponibilizadas à população que precisa permanecer mais de cinco horas no Centro para administração de medicamentos endovenosos e subcutâneos.

Tanto o CAD, quanto o espaço para infusão estão localizados no Campus 3 da Furb (Universidade Regional de Blumenau), na Rua São Paulo, 2.171, com atendimento das 7h às 22h.

Vacinação

A aplicação do imunizante contra a dengue é feita conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar por uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa.

O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

A cidade de Blumenau está entre as três cidades de Santa Catarina com o maior número de mortes por dengue

Inicialmente, a vacina contra a dengue é destinada à crianças e adolescentes  – Foto: Reprodução/Agência Brasil/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.