• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Paixão pelo futebol e por Foz: Viajante escreverá livro sobre times da fronteira

paixao-pelo-futebol-e-por-foz:-viajante-escrevera-livro-sobre-times-da-fronteira


O joseense Cézar Trunkl, apaixonado por futebol desde a infância e colecionador de camisas de times de Foz do Iguaçu, está empenhado em um novo projeto: escrever um livro sobre a história do futebol iguaçuense. O amor pelo futebol pode transcender distâncias geográficas e mergulhar profundamente nas páginas da história de uma cidade. É assim que o advogado criminalista de São José dos Campos, município localizado a aproximadamente 78 km da capital paulista, que é declaradamente um “apaixonado pelo futebol raiz” e também pela cidade de Foz do Iguaçu, pretende imortalizar a trajetória do futebol iguaçuense em um livro que promete ser uma verdadeira ode aos times que marcaram época na cidade.
Com um acervo impressionante de aproximadamente 2.200 a 2.300 camisas de times, Trunkl não coleciona apenas peças de vestuário, mas também fragmentos de memórias e histórias do esporte mais popular do país. Entre elas, cerca de 40 camisas têm um lugar especial em seu coração, representando os times que fizeram história em Foz do Iguaçu, cidade que despertou seu interesse desde sua primeira visita, lá pelos idos de 2006 ou 2007.
“Minha relação com o futebol começou na infância e, desde então, coleciono camisas. Já na adolescência, minha esposa Michelle e eu embarcamos nessa jornada juntos”, compartilhou Trunkl. “Mas foi em Foz do Iguaçu que encontrei uma conexão especial com o esporte.”
Ao longo dos anos, Trunkl alimentou sua paixão, colecionando não apenas camisas, mas também histórias e momentos marcantes do futebol local. Agora, ele se prepara para o desafio de escrever um livro que não apenas narra, mas celebra a rica história do futebol profissional em Foz do Iguaçu.
“Este livro será uma homenagem ao legado dos times que moldaram a história do futebol nesta cidade, que é tão especial para nós e para muitos brasileiros”, explicou Trunkl, com determinação em sua voz. “Será uma jornada através do tempo, revisitando os grandes momentos e as figuras lendárias que deixaram sua marca nesse cenário esportivo.”
Empolgado com o projeto, Cézar nos revelou algumas curiosidades que estarão contadas em detalhes no livro. “Para você ter uma ideia, o futebol de Foz do Iguaçu, futebol profissional, tá? Ele começou em 1987 com o Itaipu Sport Club. Este time disputou a segunda divisão por apenas um ano, foi o primeiro time profissional de Foz do Iguaçu. E após 88, até 1996, o time da cidade era o Foz do Iguaçu Esporte Clube, o chamado Dourado da Fronteira. Era um time verde, com uniforme verde. Esse Foz do Iguaçu Esporte Clube, ele disputou no Campeonato Paranaense da 1ª Divisão, foram 7 ou 8 anos de primeira divisão. Inclusive, em 1993, já mal das pernas, financeiramente falando, ele chegou a fazer uma parceria com o Medianeira Esporte Clube e disputou um ano com a alcunha de Foz MEC.”, revelou Trunkl.
Embora ainda não esteja finalizado, o livro de Trunkl promete ser uma obra de referência para os amantes do futebol e os entusiastas da história local. Ele se compromete a capturar a essência vibrante e apaixonante do futebol iguaçuense, preservando as memórias para as futuras gerações.
“Estou mergulhando de cabeça nesta missão”, afirmou Trunkl, com determinação. “Levará tempo e dedicação, mas estou comprometido em compartilhar essa história com o mundo.”
Enquanto aguardamos ansiosamente o lançamento do livro de Cézar Trunkl, podemos sentir a emoção e o amor que ele tem pela cidade e pelo esporte que tanto o inspira. Sua jornada para escrever esse livro não é apenas sobre futebol; é sobre preservar a identidade e a paixão de uma comunidade através das páginas da história.
E, quem sabe, ao mergulhar nas páginas de seu livro, os leitores também se sintam inspirados a explorar as maravilhas de Foz do Iguaçu, não só pela beleza natural, mas também pela riqueza de sua história futebolística.
Apaixonados por Foz
Para aqueles que são apaixonados por Foz do Iguaçu, existe um grupo dedicado que reúne entusiastas de todo o Brasil. Atuantes no WhatsApp, os membros deste grupo compartilham diariamente suas experiências e admiração pela região trinacional, criando uma comunidade vibrante de apreciadores de Foz do Iguaçu, liderados pelo CEO da Loumar Turismo.
Acesse o grupo aqui
Conheça Foz do Iguaçu e a região trinacional com as melhores condições. Acesse este site e descubra mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1