• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Aluna ‘superdotada’ que passou na UFSC para medicina e teve matrícula negada tem apenas 14 anos

Se já é um grande desafio garantir uma vaga em um dos cursos mais concorridos, imagine assumir o 1º lugar na lista dos aprovados de medicina com apenas 14 anos. Karolina Kastro, estudante de Torres, no Rio Grande do Sul, está no topo da classificação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), pelo campus Araranguá, no Sul catarinense, mas teve o ingresso à universidade negado pela Justiça.

Adolescente aos 14 anos garante o topo da classificação no vestibular da UFSC. Karoline conquistou o 1º lugar. – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Karolina está no 2º ano do ensino médio e surpreendeu com a aprovação, apesar de ainda estar no colégio. Acontece que, uma decisão da Justiça, negou a entrada da jovem no curso de medicina. “Já entrei com o pedido de avanço na escola, mas esse demora. Com isso, para eu cursar, preciso que a Justiça dê a sentença de matrícula. Infelizmente, a liminar foi negada”, lamentou a estudante em uma publicação na internet.

Na compreensão do juiz Rafael Selau Carmona, da 3ª Vara Federal de Florianópolis, a conclusão do ensino médio é um requisito básico para o início da graduação. O magistrado também alegou que a aceitação da adolescente no ensino superior poderia ser considerada um tratamento desigual. “Altas habilidades/superdotação, a partir de uma incidência reversa do princípio da isonomia [igualdade]; vale dizer, sua condição desigual autorizaria o pretendido tratamento desigual”.

No último dia 23 de fevereiro, a Justiça Federal negou o pedido da liminar, que cabe recurso.

Medicina na UFSC: um sonho de criança

Na internet, familiares e amigos de Karolina expressaram apoio à adolescente, que sonha desde criança em ser médica, como relatou a mãe da jovem, Katiusca Rafael. “Ela sempre estudou em escola pública municipal em Torres. Agora, fez vestibular para medicina na UFSC, tirou o 1° lugar e por uma liminar negada na Justiça, poderá não cursar o seu grande sonho. Nos ajudem apoiando ela”, escreveu.

Montagem com adolescente, aprovada em 1º lugar na UFSC, no curso de medicina.

Karol sonha desde pequena com o ingresso ao curso de medicina na universidade, neste caos, a UFSC. – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Com a divulgação da lista dos aprovados na UFSC em janeiro deste ano, Karol confidenciou em uma publicação sobre o sonho de menina que fora alcançado. “Um sonho que eu jamais pensei que poderia acontecer tão cedo, mas aconteceu. A sensação é indescritível, um misto de emoções. A alegria de ver meu nome na lista de aprovados não tem pagamento, não tem palavras que possam descrever tamanha felicidade”. A adolescente também agradeceu aos familiares, professores e amigos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1