• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ano bissexto: ‘eu esqueço do meu aniversário’, diz paraense que nasceu no dia 29 de fevereiro

Desde o ano 2000, 649 crianças nasceram no ano bissexto no Pará. Confira reportagem sobre pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro
Comemorar o aniversário antes ou depois do dia do nascimento ou mesmo nem festejar é a realidade de quem nasceu em 29 de fevereiro. Há quem até esqueça da data, como a aposentada Silvana Arthur, que nasceu em 29 de fevereiro de 1960.
Bem, na verdade, eu esqueço do meu aniversário”, diz .
Segundo Silvana, quando ela era criança, eram seus pais que festejavam no dia que eles queriam: ou 28 ou dia 1º.
“A gente quando criança não tem muito querer. Depois, quando cresci, desde que me entendi por gente, não costumo festejar, não gosto muito”, relembra a aposentada.
Já o pastor Hugo de Oliveira, que nasceu no mesmo dia, mas em 1976, vê um motivo a mais para comemorar neste ano.
“Há 5 meses eu adoeci, sofri um infarto e fiquei 20 dias internado na UTI. Deus me permitiu que este ano fosse justamente ano bissexto para que eu pudesse relembrar essa data especial”, afirma.
Para Hugo, o aniversário acaba virando uma brincadeira entre os amigos e família. “Eu tenho que comemorar, mas a prerrogativa é minha de determinar a data para festejar”, diz.
Nesta quinta-feira, 29 de fevreiro, às 3h nasceu um bebê na Santa Casa de Belém, o primeiro neste ano bissexto no Pará que se une a 349 crianças que nasceram nesta data desde os anos 2000. Até o início da tarde desta quinta o nome da bebê ainda não tinha sido definido.
365 dias +1
O dia 29 de fevereiro é explicado pela astronomia como uma espécie de correção do calendário gregoriano para que a cada 400 anos haja sempre as estações do ano no mesmo período.
Apesar de existir a cada 4 anos, a data não pode ser alterada em registros de nascimento, segundo a auxiliar de cartório Derita Ribeiro.
“Alguns pais perguntam se podem trocar a data, mas não pode ser mudada. O que os pais podem fazer é escolher comemorar no dia 28 de fevereiro ou 1º de março”.
O período de um ano é definido pelo tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol. Esse tempo, no entanto, não é de exatamente 365. Então, a cada quatro anos, para compensar as quase seis horas extras que a Terra leva para concluir essa volta, um dia extra é incluído no calendário, o qual ficou fixado no dia 29 de fevereiro.
Entenda o que é um ano bissexto e quando ele ocorre
Veja outras notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1