• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Entenda por que condenado caçado nos EUA após fugir de presídio vai passar por julgamento no Brasil


Danilo Cavalcante é réu pela morte de Valter Júnior Moreira dos Reis, em 2017. Crime ganhou repercussão depois que Danilo escapou do presídio onde cumpre prisão perpétua por matar namorada nos EUA. Condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada, o brasileiro Danilo Cavalcante fugiu de cadeia nos Estados Unidos
Montagem/g1
O brasileiro Danilo Cavalcante, de 34 anos, ficou mundialmente conhecido depois de fugir de um presídio de segurança máxima nos Estados Unidos e provocar uma intensa caçada que durou 14 dias. Ele é condenado a prisão perpétua por matar sua ex-namorada, a maranhense Débora Evangelista Brandão, com 38 facadas, na frente dos filhos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Antes de tudo isso, Danilo morou no Tocantins, onde é réu pelo assassinato do amigo, Valter Júnior Moreira dos Reis. A primeira audiência do julgamento estava prevista para esta quinta-feira (29), mas foi remarcada para o dia 18 de abril. Este é o terceiro adiamento do julgamento. O crime foi em 2017.
Em documento publicado nesta quarta-feira (28), o juiz responsável pelo caso pediu ao Tribunal de Justiça que forneça intérprete de inglês, acesso a uma ferramenta paga para videoconferência e assistência técnica.
O Tribunal de Justiça do Tocantins disse que o sistema penitenciário americano não consegue utilizar a videoconferência pelo sistema próprio do TJ e por isso precisou remarcar para reoorganizar o programa que será utilizado.
Relembre o crime que Danilo é acusado no Tocantins
Valter Júnior foi assassinado em 2017, em Figueirópolis
Reprodução/Arquivo Pessoal
Uma semana antes de ser morto com vários tiros, em 2017, Valter Júnior Moreira dos Reis passou a receber ameaças de Danilo Sousa Cavalcante, de 34 anos. Testemunhas afirmam, durante a investigação, que eles eram amigos e o motivo da desavença seria uma dívida do conserto de um carro.
A dívida seria porque Valter supostamente bateu o carro de Danilo e não conseguiu pagar o conserto.
“Eles conversavam por mensagem. Uma semana antes começou ameaçar ele. Não deu muita moral porque pensava que era amigo e não iria fazer isso com ele, mas uma semana antes começou a ameaçar ele por mensagem e por ligação”, disse Daiane Moreira dos Reis, irmã de Valter Júnior.
O inquérito sobre o caso foi concluído pela Polícia Civil menos de uma semana após o crime, depois de ouvir várias testemunhas que apontaram Danilo Sousa como autor do crime. A respeito da dívida, a investigação apontou apenas que a motivação do crime seria “uma pequena dívida”.
A primeira audiência, na Justiça, sobre o crime foi marcada o dia 8 de setembro, depois que a fuga de Danilo voltou a dar repercussão à morte no Tocantins. Essa audiência deveria acontecer no dia 11 de outubro, mas acabou sendo adiada duas vezes.
LEIA MAIS
Foragido dos EUA é suspeito de matar amigo por causa de ‘dívida do conserto de um carro’, dizem testemunhas
Irmã de estudante assassinado por foragido dos EUA relembra o crime: ‘Uma noite assustadora’
O que se sabe sobre o processo que acusa o foragido dos EUA de matar um homem no Brasil
Fuga do Brasil
Uma semana depois da morte de Valter em Figueirópolis, a Justiça acatou um pedido de prisão feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Danilo se tornou foragido no Brasil. Ele responde por homicídio duplamente qualificado.
Em janeiro de 2018, ele conseguiu embarcar para os Estados Unidos pelo aeroporto de Brasília (DF). Isso porque o mandado de prisão do processo, que corre no Fórum de Gurupi, no sul do Tocantins, ainda não havia sido registrado no banco nacional de mandados. Ou seja, a informação sobre o crime ainda estava disponível somente para as autoridades tocantinenses.
Em nota o TJ informou que a prisão preventiva do acusado foi proferida no dia 13 de novembro de 2017 e na mesma data enviada à Polícia Civil para seu cumprimento, entretanto o acusado já tinha fugido do Tocantins. Sobre o registro do mandado no banco nacional de prisão, disse que a ferramenta, disponível desde 2011, só em 2018 foi oficializada.
Em 4 de novembro de 2022 o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna pediu uma videoconferência com o réu, que estava preso nos EUA, inclusive designando a participação de um tradutor para acompanhar a audiência.
Crime e condenação nos EUA
Brasileiro preso nos EUA: veja cronologia da fuga até a prisão de Danilo Cavalcante
Danilo é natural do Maranhão. Mudou para o Tocantins com parentes para e chegou trabalhar como lavrador. Débora Brandão, ex-companheira do foragido, é do mesmo estado. Ela vivia regularmente no estado norte-americano da Pensilvânia, onde eles se conheceram. Ele estava ilegal nos EUA.
Débora foi esfaqueada 38 vezes por Danilo na frente dos dois filhos no dia 18 de abril de 2021. Segundo as investigações, ele não aceitava o fim do relacionamento e desde 2020, ameaçava a vítima.
Danilo foi preso quando estava no estado da Virgínia, uma hora depois de matar Débora. A condenação aconteceu uma semana antes da fuga da prisão no Condado de Chester, em West Chester.
Brasileiro ‘escalou’ parede para fugir da prisão nos EUA
Chester County District Attorney
A empresária Silvia Brandão, irmã da Débora que mora em São Luís (MA), falou da tristeza que o assassinato da irmã deixou na família.
“Nossa vida até hoje tem um vazio muito grande. Nós não estamos completos mais, e minha mãe… Uma mãe perder um filho não tem dor maior, né? Então nossa família está assim, tentando se reconstruir novamente, se reestruturar, mas incompletos. Ela faz muita falta, é uma dor imensa”, lamentou.
Os filhos de Débora, que na época do crime tinham 4 e sete anos, hoje são criados por Sara Brandão, outra irmã da vítima, que ainda mora com as crianças nos EUA.
Danilo foi condenado à prisão perpétua em 2021 por matar a facadas a ex-namorada Débora Evangelista Brandão.
O brasileiro Danilo Cavalcante, que ficou duas semanas foragido nos EUA
Matt Rourke/AP
Ele escapou da prisão no dia 31 de agosto, escalando o muro da penitenciária. Considerado “extremamente perigoso”, chegou a ser incluído na lista de procurados pela Interpol.
A fuga de Danilo aterrorizou moradores das regiões próximas a Phoenixville, Pensilvânia, que avistaram o criminoso.
Armado de um rifle, ele invadiu casas, roubou uma van com a chave dentro, trocou tiros com moradores locais, se escondeu na mata e mudou a aparência para não ser reconhecido.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1