• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Jabuti chamada ‘Jabuticaba’ passa por tratamento e volta a integrar o Parque Mangal das Garças, em Belém


Foram meses de tratamento para curar uma infecção respiratória que o animal adquiriu durante o período chuvoso Jabuticaba é um macho com estimados 20 anos que chegou ao Mangal em meados de 2021
Agência Pará
Jabuticaba, um dos jabutis do Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, voltou esta semana à rotina após meses de tratamento de uma gripe que contraiu durante os períodos chuvosos de dezembro de 2023. O animal foi diagnosticado com uma infecção respiratória, pela equipe técnica do complexo, com pneumonia. O Parque funciona de terça a domingo das 8h às 18h.
O réptil é um macho com estimados 20 anos que chegou ao Mangal em meados de 2021. O animal foi entregue pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) junto com outros 5 jabutis. Dentre eles, 4 eram jabutis-tinga e um jabuti-piranga. Jabuticaba é um jabuti-piranga e a principal diferença entre as duas espécies é a coloração das escamas das suas patas. Enquanto os jabutis-tinga possuem as patas com coloração amarelada, os jabutis-piranga possuem elas mais avermelhadas. Todos eles passaram por um período de quarentena antes de serem inseridos no ambiente do complexo.
Animal passou por meses de tratamento
Agência Pará
A equipe técnica do Mangal notou que Jabuticaba estava enfermo pois observaram que ele estava sem se alimentar e também emitindo um som diferente. “Ele estava fazendo um som agudo, e estava bem letárgico, quieto. Com esses sintomas iniciamos uma avaliação, fazendo raio X. Depois do diagnóstico, trouxemos ele para o ambulatório para a internação”, comenta Camilo González, veterinário do Mangal das Garças.
A partir dos exames, os tratamentos foram iniciados com medicações e antibióticos que eram injetados a cada três dias. Ele também recebia suplementos e nebulização diariamente. Durante o processo de tratamento foram sendo feitos diversos raios X para e acompanhar a evolução do paciente.
“Como ele é um réptil, geralmente tudo é mais devagar, então o tratamento durou cerca de dois meses, até conseguirmos realizar toda a aplicação dos antibióticos. No decorrer dos cuidados ele ficou em uma temperatura controlada o tempo inteiro, porque a temperatura é essencial para ganhar imunidade”, afirma Camillo.
Atualmente Jabuticaba já está de volta no seu recinto, mas ainda com acompanhamento e observação dos veterinários e da equipe técnica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1