• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Mulheres sobre tela’: Empresária domina arte das conservas e dos temperos para alimentar sonho de empreendedoras no Oeste Paulista


Lucimara Pinto divide o sabor do cuidado e do amor com o próximo na vida profissional, como técnica de enfermagem e dona de uma empresa de culinária, em Presidente Prudente (SP).

Separar, higienizar, cortar, temperar, refogar, trazer à mesa. Quantos lares têm suas rotinas descritas apenas nesta oração? Isso porque a comida, mais do que nutrir, materializa o afeto, o cuidado e a proteção que abraçam milhares de brasileiros, todos os dias, trazendo o conforto e a bênção das mãos de quem mais se ama. É como arte, que alimenta a alma e o coração. É a realização de um sonho da empreendedora independente Lucimara Augusto Pinto, de 53 anos.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A especialista na arte das conservas e dos temperos divide o sabor do cuidado e do amor com o próximo na vida profissional, atuando como técnica de enfermagem e proprietária de uma empresa de culinária, em Presidente Prudente (SP).
Lucimara Pinto trabalha há seis anos com conservas e temperos, em Presidente Prudente (SP)
Magda Morata
Aliás, foi no contexto da dupla jornada que o sonho de Mara, como é conhecida entre os mais íntimos, ganhou forma até tornar-se símbolo de resistência. Ela, que cozinhava em festas familiares e confraternizações de empresas, sempre recebeu elogios dos molhos e das escabeches que fazia, porém, foi necessário um pequeno “empurrãozinho” para que tudo começasse.
“Um dia, um dos meus chefes deu a ideia de comercializar estes produtos. De início, fui resistente, mas, ao iniciar uma produção, mesmo de forma completamente amadora, comecei a ver resultados e, ali, uma luz para algo que tanto sonhei em ter: ser empresária, dona do meu próprio negócio”, lembrou ao g1.
Cozinheira encoraja mulheres a empreender e conquistar sua independência
Magda Morata
Hoje, a empreendedora compartilha um cardápio com mais de 20 itens, entre eles, pastas e geleias, tudo feito artesanalmente por ela e por outra funcionária, a cunhada. As produções começam após o expediente no hospital, onde passa cerca de oito horas diárias. Os fins de semana e feriados não são dedicados ao descanso, mas, sim, à continuidade dos trabalhos, uma rotina descrita por ela como árdua.
VEJA TAMBÉM:
‘Mulheres sobre tela’: Designer de moda ressignifica conceito de vestir ao desafiar padrões de produção dando espaço para clientes se expressarem
‘Mulheres sobre tela’: Especialista funde liberdade e fantasia para valorizar corpos femininos e proporcionar experiências únicas por meio da fotografia artística
‘Mulheres sobre tela’: Artista visual instiga olhar reflexivo sobre gênero, sexualidade e tabus que atravessam a natureza feminina em colagens experimentais
Mara divide trajetória profissional como técnica de enfermagem e empresária
Rodrigo Batista
Sobrenome ‘Sonhadora’ 💭
No entanto, o prazer de levar à mesa das pessoas algo feito com carinho pelas próprias mãos supera qualquer obstáculo que possa surgir ao longo do caminho. Nada na vida da artista culinária foi fácil, e isso também não seria.
“Conseguir levar na mesa do seu próximo algo feito pela suas mãos e remeter em sua mente memórias afetivas, além de contribuir para união em volta da mesa, não tem preço”, completou ao g1.
Nascida e criada na zona leste da cidade, a empresária sempre deu valor a tudo o que conquistou, enxergando nas oportunidades que surgiram uma possibilidade de recalcular sua rota no mundo e trilhar um caminho de sucesso.
‘O primeiro valor tem que vir de você’, ressaltou a empreendedora, de 53 anos
Rodrigo Batista
Quando criança, morou em casa simples e sempre frequentou escola pública. A mãe era lavadeira de roupa e, depois dos 40 anos, tornou-se auxiliar de enfermagem. Já o pai era funcionário de uma fábrica de portas de madeira. Inspirada nas figuras com quem compartilhou a vida, Mara nunca deixou de sonhar.
“Estudei, casei e continuei sonhando em ser alguém cujo nome seria reconhecido não pelo que não fez, mas por aquilo que acreditava que ia fazer. Resolvi olhar para frente, para o parabrisa, e não para o retrovisor”, enfatizou.
Ao g1, ela revelou saber que não é a única que faz geleias e molhos artesanais em Presidente Prudente atualmente, mas que é uma das mais conhecidas na cidade, algo que, de certa forma, reafirma a sua carreira e o seu dom para não só cozinhar, mas para empreender e encorajar outras mulheres a buscarem sua independência.
“Hoje, falo das mulheres e as encorajo através do meu dia a dia, da minha vida real. Demonstro que somos capazes, que não podemos desistir, e, sim, insistir, acreditar, buscar meios, quebrar paradigmas e não deixar que calem nossa voz”, afirmou a empresária.
Prazer de levar à mesa algo feito com carinho supera qualquer obstáculo, segundo Mara
Rodrigo Batista
Coragem para empreender ✊🏾
Com um sorriso alegre e contagiante, Mara coleciona afeto por onde passa. Através de conexões genuínas, ela compartilha com outras mulheres as experiências adquiridas ao longo de seis anos dedicados à culinária e à busca pelo aperfeiçoamento do próprio negócio.
O “Quintal Danega” é uma das formas de trocar todos esses conhecimentos. Por meio de encontros mensais com empreendedoras das mais diversas áreas, o networking feminino é valorizado como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
“De alguma forma, mostra para outras mulheres que o esforço e a determinação trazem resultado. A alegria, a fé, a busca por conhecimento, a capacitação e as conexões nos levam onde queremos chegar. É acreditar em você, no seu potencial, e mais ainda no que você produz. O primeiro valor tem que vir de você”, ressaltou ao g1.
Nascida e criada na zona leste de Presidente Prudente (SP), Mara nunca deixou de sonhar
Rodrigo Batista
Conforme a artista, cujas obras ganham vida através da culinária, as críticas são inevitáveis quando uma mulher, empreendedora, tem a ousadia de se colocar à frente do próprio negócio, no entanto, “os preconceitos devem ser enfrentados”.
Desde pequena, Mara aprendeu com a mãe a “não chorar pelo leite derramado”, mas, sim, limpar o fogão e recomeçar todo o processo. Graças a esse ensinamento, hoje, por meio das geleias que produz, ela diz “não” aos medos e, por meio dos molhos, se fortalece para um mercado competitivo.
“Não sou melhor e muito menos menor do que alguém. Sou a Mara, a dona da empresa, que trabalha e traz para perto das pessoas não só produtos, mas a coragem para viver e empreender”, atestou.
Obras da artista ganham vida através da culinária
Rodrigo Batista
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1