• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Oito PMs são investigados por simularem confronto para matarem quatro pessoas


PMs dizem à polícia que as vítimas furaram um bloqueio policial e atiraram na equipe. Mas as investigações indicam que o tiroteio nunca aconteceu. Oito PMs são investigados por simularem confronto para matarem quatro pessoas
A Polícia Civil de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, investiga oito policiais militares suspeitos de matar quatro jovens e simular uma troca de tiros para justificar a ação, em 2022. O nome de nenhum dos militares foi divulgado.
O g1 entrou em contato por e-mail com a Polícia Militar e com a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) para pedir um posicionamento, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
O g1 não localizou a defesa dos oito policiais. A Polícia Civil não confirmou se algum deles foi preso.
LEIA TAMBÉM:
PMs presos em ação que apura grupo de extermínio são investigados por simular confrontos com vítimas para justificar mortes, diz MP
Vídeo mostra policiais atirando contra carro em confronto que matou 5 suspeitos de executar jovem em Aparecida de Goiânia
Vídeo mostra homem atirando contra pessoas em situação de rua em Goiânia
Carro de jovens após ação policial, em Rio Verde
Reprodução/TV Anhanguera
Segundo o delegado Adelson Candeo, que investiga a operação, a versão dos oito militares envolvidos é de que o carro das vítimas furou um bloqueio policial em alta velocidade na GO-210. Por conta disso, a equipe começou uma perseguição, foi atingida por disparos e precisou reagir.
Os policiais também dizem que socorreram os suspeitos alvejados, os levando para um hospital próximo. Mas as investigações indicam que o tiroteio nunca aconteceu e que as vítimas chegaram nitidamente mortas à unidade de saúde. Um médico foi coagido a atestar que os jovens chegaram vivos.
“Segundo ele, as quatro vítimas chegaram nitidamente mortas, era evidente que elas já tinham morrido há algum tempo. E que ele foi coagido pelo por esses militares a dar esse relatório médico dizendo que elas estavam vivas”, afirmou o delegado.
A defesa do médico disse à TV Anhanguera que ele passou pelo comitê ético do Conselho Regional de Medicina (Cremego), que entendeu que o profissional foi coagido a emitir o laudo falso. O processo foi arquivado sem nenhuma penalidade ao profissional.
Outra contradição, segundo a investigação, está relacionada a um vídeo que mostra o carro das vítimas perto de Rio Verde cerca de 1 hora após ter sido parado pelos policiais. O veículo faz o trajeto de volta pra rodovia. O delegado acredita que nesse momento o carro estava sendo dirigido por um dos militares.
“Se eles já tinham sido abordados e se os militares realmente estavam conduzindo esse veículo, esses quatro envolvidos estavam em poder da viatura”, afirma o investigador.
Filmagem mostra quando carro de jovens retorna para Rio Verde após abordagem policial (Rio Verde – Goiás)
Reprodução/TV Anhanguera
À polícia, familiares das quatro vítimas disseram que acreditam que eles tenham sido torturados. A Polícia Civil faria uma reconstituição do caso, mas os PMs investigados se negaram a participar. O perito da Polícia Científica Paulo Lima garante que isso não vai atrapalhar as investigações.
“Quando a gente cruza os dados de tudo, rastreamento de veículos com localização, com questão de laudo cadavérico, exame pericial realizado nos veículos, depoimentos, enfim, é possível construir uma dinâmica dos fatos confiável e que mostra que, na verdade, a versão inicial apresentada não é compatível com os elementos até aqui apurados”, afirma o perito.
Caso seja comprovado que os PMs simularam o confronto para justificar as mortes, eles deverão ser indiciados pelo crime de homicídio.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1