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Semana do Consumidor: veja como evitar cilada com falsos descontos na hora das compras

Na Semana do Consumidor o público se prepara para ir às compras e aproveitar as promoções na comemoração da data, celebrada nesta sexta-feira (15). O ND Mais listou algumas orientações de especialistas para evitar cair em golpes de falsos descontos.

Sacolas de compras coloridas sendo seguradas em uma mão - imagem é utilizada para ilustrar matéria sobre semana do consumidor

Consumidores precisam tomar cuidado com falsas promoções ou aumentos de preço que configuram práticas abusivas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Para quem prefere evitar o tumulto nas lojas na Semana do Consumidor e escolher os produtos sem sair de casa, o risco de ter problemas é ainda maior, principalmente com o uso de dados pessoais, como o número do cartão de crédito.

Uma estratégia que o consumidor também precisa ficar em alerta, tanto nas compras em lojas físicas quanto nas virtuais, é quanto ao aumento do preço antes da promoção, para diminuir posteriormente para o valor original e enganar os clientes.

As falsas promoções ou até os descontos enganosos podem ser denunciados em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e até avaliados em sites como o Reclame Aqui.

Mão feminina com unhas na cor rosa segurando cartão de crédito passando na maquininha de cartão

Especialistas alertam para golpes ligados a roubo de dados pessoais – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Semana do Consumidor: veja como ficar atento e não cair em golpes, segundo o Serasa

  • Pesquise a reputação da empresa: veja recomendações, avaliações de outros clientes e busque a experiência completa da compra e entrega;
  • Pesquise bastante e compare o preço dos produtos em diferentes locais: algumas lojas costumam subir os preços antes da semana do consumidor, então sempre registre para fazer uma denúncia posteriormente;
  • Veja se existe uma certificação digital: lojas oficiais sempre possuem selos que ajudam a identificar a confiabilidade nos sites da empresa. Outra dica é ver se o endereço começa com o protocolo de segurança “https” – se o endereço tiver “http”, desconfie!
  • Mensagens com texto duvidoso (ou mal escrito): em geral, sites enganosos costumam ter fotos de baixa qualidade, erros de português e chamadas de teor altamente apelativo e feitos de forma amadora;
  • Cuidado com as promoções inacreditáveis! Avalie com calma, principalmente quando o site tiver chamadas como “últimos minutos” e “desconto imperdível”, preços muito abaixo do mercado podem ser um alerta para tentativas de golpe.
  • Guarde comprovantes: sabe aquelas notinhas que em geral você joga no lixo? Não faça mais isso! Sempre guarde os comprovantes e notas de compra caso seja necessário efetuar a troca do produto ou contestar alguma situação.

O que é o Dia do Consumidor?

De acordo com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a data foi criada para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los quando se sentirem lesados.

Um direito fundamental que o consumidor tem e muitas vezes não sabe, é o de proteção de dados pessoais, inclusive em relação ao armazenamento e coleta deles, como no uso de sites de compras.

Duas mulheres segurando sacolas de compras de papel

Semana do Consumidor vai levar muitas pessoas às compras. Saiba como evitar dor de cabeça – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Alguns direitos do consumidor, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados):

  • Tem o direito de saber com qual finalidade seus dados pessoais serão tratados e de conhecer o objetivo específico para o tratamento deles;
  • Ter livre acesso aos seus dados pessoais, de forma fácil e gratuita;
  • Poder solicitar correções dos dados pessoais, caso estejam errados ou desatualizados e até exigir que sejam excluídos, se necessário;
  • Não ter seus dados pessoais usados para fins discriminatórios, ilícitos ou abusivos;
  • Ter segurança no tratamento de seus dados pessoais, para que não sejam acessados por quem não tenha autorização para isso.
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