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Lula quer revolução na Comunicação e pede foco em economia

Presidente LulaReprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para a Secom (Secretária de Comunicação) uma revolução em comunicação entre o governo e a população. Para ele, a atual administração está perdendo a guerra da informação nas redes sociais para a oposição e o diagnóstico é de que a derrota acontece porque a situação está sempre tentando apagar incêndios criados por bolsonaristas e não foca no que é preciso: o Brasil melhorou e melhorou por causa da economia.

O Portal IG conversou com atores políticos ligados ao governo e todos confirmaram o pedido de Lula. O presidente vem demonstrando insatisfação com os ruídos na comunicação.

Isso, no entanto, não significa que o atual ministro da Secom, Paulo Pimenta (PR), seja apontado como culpado ou mesmo esteja balançando no cargo. O diagnóstico é de que todo o governo não está sabendo se comunicar com o eleitor.

Durante conversa com ministros, Lula chegou a citar o deputado federal André Janones (Avante), um dos responsáveis pela agenda de comunicação no segundo turno da campanha em 2022.

O petista lembrou que o parlamentar ensinou algo valioso na guerra de mídia e citou que é preciso gerar engajamento próprio e criar narrativas, não ficar reagindo ao que os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) criam.

Janones já havia dito isso, mais de uma vez, em lives na campanha e também durante o primeiro ano do mandato de Lula.

Para o deputado, reagir a uma narrativa coloca o governo sempre em desvantagem porque quem comanda o tema é quem cria a percepção da verdade. Ele já defendeu mais de uma vez que há erro na estratégia da atual administração para conversar com o eleitorado.

Mas Lula já avisou que não quer usar a estratégia para atacar adversários políticos. Durante a mesma conversa com aliados, o presidente avisou que quer foco em agenda positiva.

Segundo ele, na eleição faz sentido uma guerra de narrativa, apontando as fragilidades do adversário, mas com a máquina na mão, a melhor forma de combater a força do bolsonarismo é mostrar que, nas mãos dele, o Brasil está melhorando.

O pedido do presidente para a Secom e para todos os ministérios é o enfoque na agenda positiva na economia.

Lula quer que todas as casas do Brasil recebam, de alguma forma,a informação de que 13 milhões de pessoas deixaram de passar fome em 2023,ou que a inflação foi controlada sob seu mandato e ainda que o poder de compra do brasileiro teve a maior alta da história do Plano Real.

Estes foram alguns exemplos dados e que deverão ser o foco das próximas campanhas publicitárias do governo federal. Para o petista já é tempo do Executivo ajustar a comunicação e focar no que ele considera importante que é melhorar o país.

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