• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Aeroporto de Palmas registra aumento recorde no fluxo de passageiros e passa por ampliações; veja


Quantidade de passageiros aumentou 14% em 2023. Sala de embarque vai mudar de local e espaço recebe sistema de climatização moderno. Previsão para fim das obras é o primeiro semestre de 2024, segundo a concessionária. Após registrar recordes de passageiros, aeroporto de Palmas passa por ampliação
Em 2023, mais de 700 mil passageiros passaram pelo aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. Desde a inauguração, em 2001, o aumento no fluxo cresceu 14%, quantidade recorde. Para melhor acomodar o viajantes, a estrutura do terminal passa por ampliações.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em alguns períodos do dia, a quantidade de pessoas que circulavam no espaço nos anos anteriores era bem menor. Agora, quem chega ou sai de Palmas forma filas nos procedimentos de check-in, ou seja, na preparação para entrar a aeronave. O número de passageiros superou a movimentação de antes do período de pandemia, segundo dados da concessionária que administra o terminal.
Para quem é de fora e desembarca no aeroporto, o destino mais procurado é o Jalapão, um dos mais desejados pelos brasileiros segundo o Ministério do Turismo. Em 2023, mais de 50 mil turistas conheceram as atrações do parque.
A família Sena embarcou com destino a Portugal. Com relação à estrutura do aeroporto de Palmas, o marceneiro Eury Sena contou em entrevista à TV Anhanguera que acredita que poderia ser melhor. “Para uns tempos atrás era uma estrutura boa. Hoje Palmas já está bem maior, então o aeroporto está precisando de uma ampliação”, comentou.
Reforma deve terminar no primeiro semestre de 2024
TV Anhanguera/Reprodução
Neste ano, a concessionária deu início às obras para melhor atender o público. A área de embarque é uma das novidades. A estrutura será transferida para o piso superior e terá mais espaço para receber os viajantes.
Será possível ver os pousos e decolagens por meio de uma fachada de vidro, que também será instalada no aeroporto.
Para o acesso do espaço serão instaladas novas máquinas de raio X, duas escadas rolantes, elevador, além de pontos para lanchonetes e restaurantes, conforme projeto.
O sistema de climatização, que deu problema em 2020 e levou o Procon a autuar o aeroporto, foi refeito com maior tecnologia e potência.
LEIA TAMBÉM:
Infraero é autuada pelo Procon após o aeroporto de Palmas ficar três meses sem ar-condicionado
Obras para melhorias no aeroporto de Palmas devem ser concluídas até dezembro de 2024
Contrato de concessão é assinado e aeroporto de Palmas passa a ser administrado por grupo empresarial a partir de 2022
Enquanto as mudanças estão em andamento, o acesso às aeronaves vai continuar por meio de estruturas terrestres. Mas até a conclusão da obra, que teve um investimento de R$ 36 milhões segundo a concessionária, também estão previstas alterações na área de escape da pista, para adaptações que vão ajudar em caso de problemas técnicos de aeronaves.
Segundo Juliano Duarte, gerente do aeroporto de Palmas, a previsão para conclusão é ainda no primeiro semestre de 2024. “A obra foi executada mais de 62% no seu total geral e esse cronograma e esse cronograma a gente está trabalhando para que seja cumprido”, afirmou.
A concessionária assumiu a administração do aeroporto em 2022 e o contrato de concessão é de 30 anos. Nesse período, devem ser investidos cerca de R$ 180 milhões no espaço.
Fachada do aeroporto de Palmas
Procon/Divulgação
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1