• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mortes decorrentes de intervenções da PM caem em MG em 2023; mais de 700 foram registradas em 6 anos

mortes-decorrentes-de-intervencoes-da-pm-caem-em-mg-em-2023;-mais-de-700-foram-registradas-em-6-anos


Em Esmeraldas, na Grande BH, dois irmãos, de 27 e 29 anos, morreram baleados no último domingo (10). Irmãos são mortos a tiros por PM na Grande BH
Nos últimos seis anos, 747 pessoas foram mortas em intervenções da Polícia Militar (PM) em Minas Gerais, segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Em Esmeraldas, na Grande BH, dois irmãos, de 27 e 29 anos, morreram baleados no último domingo (10).
Em 2023, primeiro ano com câmeras instaladas nas fardas, o número de mortes decorrentes de intervenções da PM caiu 7,6%, de 144 para 133 (veja no gráfico abaixo). Ao todo, 1.040 equipamentos passaram a ser utilizados por mais de 4 mil militares, em dezembro de 2022.
O g1 questionou a Polícia Militar sobre os números e aguarda retorno.
Relembre casos de violência policial
Em junho de 2021, Ryan Pablo da Silva Martins Ribeiro, de 18 anos, foi morto a tiros por um policial militar, durante uma operação no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Ryan Pablo da Silva Martins Ribeiro, de 18 anos, foi morto a tiros por policial militar em BH
Arquivo pessoal
No mesmo mês, um sargento da PM foi preso em flagrante suspeito de matar a tiros o padeiro Jean Carlos Assis, de 23 anos, no bairro Nova Suíça, na Região Oeste da capital.
Família de Jean Carlos Assis, de 23 anos, alega que ele foi morto por um policial depois de comprar um aparelho de TV em BH
Arquivo pessoal
Em julho de 2021, Jefferson Guilherme da Costa Santos, de 20 anos, foi morto durante uma abordagem policial, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana.
Jefferson Guilherme da Costa Santos, de 20 anos, morreu após ser baleado pela polícia durante abordagem na Grande BH
Arquivo pessoal
Em julho de 2022, Marcos Vinícius Vieira Couto, de 29 anos, levou três tiros e morreu na Vila Barraginha, em Contagem, também na Grande BH. Vídeos gravados por moradores registraram o momento em que o homem foi levado para trás de um veículo e baleado (veja abaixo).
Homem é morto após abordagem da PM na Vila Barraginha, Contagem; as imagens são fortes
Em dezembro de 2023, o indígena Alisson Lacerda Abreu, de 25 anos, morreu durante um confronto com militares na Aldeia Tenda, no distrito de Rancharia, em São João das Missões, no Norte de Minas.
Já no último domingo (10), os irmãos Rafael Francisco Vieira da Silva, de 27 anos, e Branio José Vieira da Silva, de 29, foram mortos em Esmeraldas, durante uma cavalgada.
Rafael Francisco Vieira da Silva e Branio José Vieira da Silva
Reprodução/redes sociais
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1