• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Goiânia entra em situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue


Ao todo, em 2024 foram confirmados mais de 5,7 mil casos da doença. A fêmea adulta do Aedes aegypti após uma refeição de sangue.
Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)
A capital goiana entrou em situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o decreto foi publicado em razão do aumento significativo dos casos de dengue em Goiânia (entenda abaixo o que isso significa).
O decreto de situação de emergência foi publicado nesta terça-feira (12), pelo fato de Goiânia ter ultrapassado, no último mês, a média de casos dos últimos cinco anos. Ao todo, em 2024 foram confirmados mais de 5,7 mil casos. Além disso, foi registrado uma morte pela doença e outras dez estão sendo investigadas.
Situação de emergência
De acordo com a secretaria, com o decreto de situação de emergência, tudo que for relacionado à epidemia de dengue será tratado em regime de urgência e com prioridade em todos os órgãos municipais.
Além disso, o secretário Wilson Pollara explicou em uma coletiva de imprensa que, com o estado de emergência, contratações temporárias podem ser feitas para evitar que o déficit atual do quadro de pessoal permanente afete a prestação dos serviços à população de Goiânia.
Também confirmou serão ampliadas as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, considerado vetor transmissor da doença. Como exemplo, menciona a compra de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação anormal, respeitando a legislação vigente.
Para o combate do mosquito, a prefeitura informou que adquiriu cerca de 8 mil armadilhas “In Care”, que consistem em um dispositivo feito de plástico durável, que atrai as fêmeas do mosquito para depositar os ovos em um recipiente que contém larvicida e um fungo para contaminar os mosquitos durante a postura dos ovos.
Ao voarem para fora da armadilha, os insetos espalham as substâncias em outros criadouros, resultando na eliminação dos mosquitos contaminados.
A secretaria ainda contou que estão sendo feitas visitas domiciliares à população por parte dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) para orientar sobre as medidas para a prevenção.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1