• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quem foi Paul Alexander, conhecido como ‘pulmão de ferro’, ícone na luta contra poliomelite

Uma das evidências marcantes de que a Covid-19 continua matando pessoas ao redor do mundo foi a morte do norte-americano Paul Alexander, conhecido como “o pulmão de ferro”, nesta segunda-feira (11).

Paul Alexander morreu nesta segunda-feira

Paul Alexander, o pulmão de ferro, morreu nesta segunda-feira – Foto: Reprodução/Tiktok Paul Alexander/ND

Este homem sobreviveu por mais de 70 anos com a ajuda de um aparelho que o auxiliava na respiração, após ter contraído poliomielite aos seis anos de idade.

No final de fevereiro, o administrador das redes sociais de Paul havia informado que ele estava internado com Covid-19, descrevendo sua situação como “delicada”, segundo os médicos.

Quem foi Paul Alexander?

Paul, formado em direito, também era autor de livros que narravam sua história de vida. Na internet, ele tinha uma base de fãs com mais de 300 mil seguidores no TikTok, por exemplo.

@ironlungman

Replying to @ⁱˢᵃ ˡᵉᵗ ᵐᵉ ˢᵉᵉ ᵗʰᵉ ᵈᵘⁿᵏˢ Thank you for all of your questions! Paul understands that even questions about the most basic functions of his life are valuable! conversationswithpaul ironlung poliopaul PaulAlexander QandA

♬ original sound – Paul “Polio Paul” Alexander

Depois de viver com um dispositivo de respiração conhecido como “pulmão de ferro”, que o ajudou a lidar com as sequelas da poliomielite, o homem, natural do Texas, dedicou-se a conscientizar a população sobre a doença.

Paul foi infectado em 1952, antes do desenvolvimento da vacina contra a poliomielite. Atualmente, a vacina é disponibilizada gratuitamente em todos os postos de saúde do Brasil.

O que era o pulmão de ferro?

A máquina que sustentou a vida de Paul foi desenvolvida originalmente para auxiliar aqueles que perderam a capacidade de respirar devido à paralisia muscular, uma das consequências da poliomielite.

Seu funcionamento envolve a aplicação de uma pressão negativa que simula o processo respiratório humano.

O uso inicial desta máquina remonta a 1928. Durante os surtos de poliomielite nas décadas de 1940 e 1950, ela era amplamente utilizada em hospitais.

No entanto, com o advento da vacina contra a poliomielite, que conseguiu erradicar a doença em muitas partes do mundo, o uso da máquina gradualmente diminuiu e ela caiu em desuso.

O que é a poliomielite?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus.

Paul Alexander pegou poliomielite antes que existissem vacinas contra a doença

Vacina contra a poliomielite é a principal forma de prevenção contra a doença – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ele pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

O mesmo site alerta que a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1