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Túnel Santos-Guarujá: Governo Federal abre consulta pública para obra avaliada em R$ 6 bilhões


Projeto anunciado há quase 100 anos dá mais um passo para sair do papel. A obra integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e será paga com recursos do Governo de São Paulo e União. Túnel que liga Santos a Guarujá será alternativa à travessia por balsa na Baixada Santista
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna + Autoridade Portuária de Santos
O Governo Federal anuncia, nesta quarta-feira (13), em Brasília, a abertura de consulta pública para a população possa contribuir com opiniões a respeito do projeto do Túnel Santos-Guarujá — a travessia entre as cidades hoje é feita pelo mar, por balsas. O espaço para que os cidadãos se manifestem estará disponível a partir de quinta-feira (14).
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A obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem investimento estimado em R$ 5,8 bilhões. Os aportes financeiros para tirar o projeto do papel serão feitos pelo Governo Federal e Governo de São Paulo. Cada parte arcará com 50% do valor previsto.
A túnel terá 860 metros de extensão e tem como objetivo melhorar o fluxo de pessoas entre as duas cidades. Aproximadamente 78 mil fazem a travessia de balsas todos os dias, o que também interfere na movimentação de embarcações pelo canal do porto. (leia mais abaixo)
Cerimônia de abertura
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, será responsável por oficializar a abertura da consulta pública, que ficará disponível no portal da pasta a partir de quinta-feira. Os prefeitos das duas cidades impactadas pelas obras do túnel também estarão presentes, Rogério Santos (Republicanos), de Santos, e Válter Suman (PSDB), de Guarujá.
O evento será no auditório da pasta na Esplanada dos Ministérios. Também confirmaram presença o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afora parlamentares do estado de São Paulo e autoridades do Porto de Santos.
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CONFIRMADO: EXCLUSIVO: Lula garante que túnel Santos-Guarujá sairá do papel.

Entenda o projeto do Túnel
De acordo com a Prefeitura de Santos, a expectativa é que a obra fique pronta até 2028. Entenda o projeto a partir dos seguintes pontos:
Discussão quase centenária
Como será a ligação seca?
Objetivo do projeto
Investimento bilionário
Impactos da obra
Como os moradores vão de Santos a Guarujá hoje?
Discussão quase centenária
Projeto foi publicado na primeira página do jornal santista A Tribuna, no 23 de janeiro de 1927.
Novo Milénio
Os projetos para uma ligação seca entre as duas cidades são discutidos há quase 100 anos. Essa história começou na época em que Júlio Prestes era presidente (governador) do Estado de São Paulo (1927 a 1930). De lá para cá, nada saiu do papel.
Em 23 de janeiro de 1927, o jornal A Tribuna, de Santos, publicou uma notícia sobre o primeiro projeto da construção de um túnel ligando Santos e Guarujá. O plano foi apresentado pelo engenheiro Enéas Marini.
Segundo os registros da época, durante o primeiro semestre de 1926, atravessaram o canal do estuário 268.424 pessoas. Diante do fluxo de moradores e turistas, a ideia apresentada pelo engenheiro tinha como objetivo facilitar os acessos entre as cidades.
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Como será a ligação seca?
Projeto de túnel que ligará Santos a Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
O túnel submerso terá 860 metros de extensão. Ele chegará à região em blocos pré-moldados que serão acomodados em uma área escavada no canal do estuário. O trabalho precisa ser feito para manter o calado do porto e não prejudicar a navegabilidade.
O tempo estimado para a travessia de veículos pelo túnel submerso será de pouco mais de um minuto e meio. A previsão é que aproximadamente 150 mil passem pelo local diariamente.
Atualmente, algo em torno de 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá todos os dias. Os trajetos podem levar de 20 minutos a duas horas. (veja abaixo as opções de caminho).
O túnel também contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas. Os motoristas vão pagar pedágio e terão à disposição seis pistas, sendo três em cada direção. O projeto também prevê a possibilidade de instalar linhas para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.
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Objetivo do projeto
Canal de navegação do Porto de Santos
Autoridade Portuária de Santos
O principal objetivo do túnel submerso é servir de ligação seca entre os dois municípios. Motoristas, pedestres e ciclistas poderão ser beneficiados com o projeto.
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Investimento bilionário
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vice-presidente Geraldo Alckmin e governador Tarcísio de Freitas durante visita à sede da Autoridade Portuária de Santos
Alexsander Ferraz/A Tribuna
Em entrevista exclusiva ao g1 e durante visita ao cais santista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a parceria com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a execução das obras.
Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra é estimada em aproximadamente R$ 5,8 bilhões e será custeada com recursos dos orçamentos da União e do estado de São Paulo. Cada ente arcará com 50% do valor previsto.
“Esse túnel é necessário e fica muito caro de fazer sozinho. São Paulo já tinha projeto, meio ambiente aprovado. Humildemente, vamos fazer essa parceria para fazer esse querido ‘eurotunel’”, enfatizou Lula nesta sexta-feira (2).
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Impactos da obra
Área de palafitas em Santos
Arquivo A Tribuna
A construção do túnel deve afetar as famílias que moram em áreas de palafitas. Em 2016, a Defensoria Pública pediu para inserirem no projeto a realocação destas pessoas.
De acordo com o órgão, é de obrigação do poder público garantir uma alternativa habitacional adequada, já que o acesso à moradia é um direito fundamental previsto por lei.
Entre os benefícios previstos com o túnel, estão a redução da poluição ambiental, segurança às pessoas que cruzam o canal do porto diariamente e melhor desempenho das operações portuárias.
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Como os moradores vão de Santos a Guarujá hoje?
Fila para travessia de balsas entre Santos e Guarujá
Reprodução/Dersa
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita pela balsa e, no deslocamento, a atividade do porto precisa ser interrompida. Outra alternativa é o caminho pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, em um trecho de 43 quilômetros de extensão.
De acordo com o projeto apresentado pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, há sete meses, o plano é de que o túnel submerso tenha um pedágio com tarifa social semelhante à da balsa. Os ciclistas e pedestres estarão isentos.
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