• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Guia de natureza sofre ataque de onça-pintada no Peru; veja vídeo


Felino chegou a pular em cima de Fernando Vera, que teve arranhões leves e passa bem. Compartilhadas no mês passado, imagens viralizaram nas redes sociais. Guia de natureza sofre ataque de onça-pintada no Peru; veja vídeo
Compartilhado no mês passado, o vídeo de uma onça-pintada atacando um guia de natureza na Amazônia peruana viralizou nas redes sociais e soma quase três milhões de visualizações
De acordo com Fernando, ele estava andando em uma área de mata nos arredores de Puerto Maldonado, acompanhado de um grupo, quando percebeu que não estavam sozinhos.
“Parei e comecei a olhar para todas as direções, quando consegui observar entre a vegetação a onça-pintada há poucos metros da gente. Encarei o felino, esperando alguma reação”, conta ele em sua rede social.
Onça-pintada atacou guia de natureza na Amazônia peruana
Fernando Tapia Vera
De repente, segundo o guia, a onça começou a andar na direção dos homens, mas parou assim que eles começaram a gritar.
“Só que, imediatamente, a onça mudou de ideia e pulou em cima de mim. Milagrosamente, não sofri nada além de pequenos arranhões. Pensei que ele fosse embora depois disso, mas ela continuou nos observando por alguns minutos até que ficou entediada e se afastou”.
Apesar de ter durado poucos minutos, para Fernando, o acontecimento pareceu durar horas. “Foi um encontro único e memorável que, no final das contas, virou uma boa lembrança”, diz.
Para o biológo Gustavo Figueiroa, diretor de comunicação do Instituto ONG SOS Pantanal, fica claro que o felino não quis atacar de fato, apenas afugentar os humanos para defender o próprio território.
Com intuito de defender o território, onça pulou em cima das pessoas
Fernando Tapia Vera
“É um ataque falso, já que ela pula e vai pra cima apenas para assustar. E isso é o mais comum de acontecer com as onças, elas dão um sinal de alerta pra se afastarem quando se sentem encurraladas, mas como eles continuaram lá, ela foi para cima”, explica.
Segundo o biólogo, as onças-pintadas tendem a fugir em encontros como esse. O comportamento agressivo, no entanto, pode ocorrer em determinadas situações como durante o acasalamento, na presença de filhotes ou durante a alimentação, após matar uma presa, por exemplo.
Não há como saber o que aconteceu na situação do Peru, já que os guias não conseguiram observar o suficiente, mas eles tomaram a atitude correta. “Eles fizeram o certo, foram para trás, levantaram as mãos, fizeram barulho… enfim, assustaram ela, mostraram que são em maior volume do que ela, mas é difícil saber como começou a situação”, finaliza Gustavo.
Initial plugin text
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1