• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Rinoplastia: especialista explica sobre cirurgia na adolescência

Rafa Justus fez rinoplastia aos 14 anos Reprodução/Instagram

A rinoplastia está em quarto lugar no ranking de procedimentos estéticos mais procurados no mundo todo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS). Em fevereiro, aqui no Brasil, o procedimento ficou mais em evidência no noticiário depois que Rafa Justus, filha da apresentadora Ticiane Pinheiro com o empresário Roberto Justus, realizou a cirurgia aos 14 anos. Por conta da idade, dúvidas surgiram em torno do procedimento nesta fase da vida.

Será que uma pessoa jovem pode realizar a cirurgia? Existe alguma contraindicação ou uma indicação de acordo com a idade? O cirurgião plástico Antonio Pitanguy, neto do precursor da plástica no Brasil, Ivo Pitanguy, responde algumas perguntas sobre a rinoplastia.

O que é rinoplastia?

De acordo com o especialista, é possível definir a rinoplastia como um “procedimento que busca corrigir anormalidades estruturais que podem prejudicar a respiração. Assim como corrigir queixas estéticas que podem ter impacto psicológico significativo”.

O procedimento tem algum risco na juventude?

Qualquer cirurgia e em qualquer idade tem seus riscos e cada caso é avaliado separadamente. “Normalmente, a rinoplastia é recomendada após aos 18 anos, quando o paciente já entende mais sobre o processo do pós-operatório. Entretanto podemos indicar em adolescentes que já estão com a estrutura óssea formada e apresentam alterações que podem ser objeto de bullying e causar traumas de auto imagem.” esclarece o médico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O que é fundamental saber quando a cirurgia precisa ser feita na juventude?

Pitanguy lembra que o cirurgião plástico precisa explicar as etapas e os riscos da cirurgia no jovem. “A decisão é um consenso familiar, mas o médico especialista precisa pontuar os prós e contras da rinoplastia já nas primeiras consultas de acordo com o perfil do paciente”. Segundo ele, o cirurgião faz uma avaliação nesse processo de desenvolvimento do corpo e do perfil psicológico do paciente.

O pós-operatório muda por conta da idade?

“Não. O repouso nos 7 primeiros dias é importante, mas dependendo do caso esse tempo pode ser maior. Também é importante o uso de medicamentos prescritos, além do paciente evitar tomar sol nos 2 primeiros meses, por exemplo.”, esclarece Pitanguy.

A cirurgia plástica muda vidas

O especialista finaliza lembrando que independentemente da idade, a grande questão sempre vai ser a saúde e o bem-estar. “Quando falamos de saúde e bem-estar, o cirurgião pode e deve avaliar a indicação do procedimento, afinal cada paciente é único e não necessariamente a idade pode ou não ser um impeditivo. A cirurgia pode sim mudar a vida das pessoas. É isso que eu vejo no consultório, inclusive já atendi casos assim”.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1