• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Estudante maranhense considerado ‘prodígio’ é escolhido como embaixador mirim de programa científico federal


Valdemiro Brito Gomes foi escolhido para ser embaixador mirim de programa Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). Com 14 anos, ele coleciona medalhas ganhadas em mostras e eventos científicos no país. Em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula, maranhense Valdemiro Brito Gomes foi escolhido como embaixador mirim de programa científico
Ricardo Stuckert/PR
Conhecido por ser um ‘prodígio’ internacional, o estudante Valdemiro Brito Gomes, de 14 anos, conseguiu uma nova conquista importante para seu currículo como jovem cientista. O maranhense é agora embaixador mirim do programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo popularizar a ciência no país.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Morador do Povoado Corisco, em São Bernardo, cidade a 375 km de São Luís, Valdemiro foi uma das nove crianças selecionadas para participar do lançamento do programa. A cerimônia aconteceu em 19 de janeiro, em Fortaleza durante a assinatura do decreto que cria o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na cidade.
O ‘prodígio’ maranhense foi escolhido para integrar o grupo devido ao seu longo currículo que conta com inúmeras medalhas e vitórias em mostras científicas e outros eventos do ramo. Além disso, ele é destaque pela produção de conteúdos de divulgação científica para outras crianças e jovens.
Ao lado do presidente Lula, maranhense Valdemiro Brito Gomes (à direita) recebe certificado como embaixador mirim de programa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).
Ricardo Stuckert/PR
Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Lula (PT), Valdemiro Brito recebeu o convite e ainda um certificado para ser embaixador mirim.
“É uma grande honra, eu me sinto muito privilegiado por ter me tornado embaixador do MCTI, representando meu estado, minha cidade e minha escola. Me sinto orgulhoso pela pessoa que me tornei hoje e muito grato a Deus pela vitória, em meio a tantas outras, essa foi a mais especial”, conta Valdemiro Brito.
Ao g1, Gabriela Oliveira, prima de Valdemiro, explica que o convite foi feito ao jovem maranhense por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no qual ele é sócio-mirim, desde 2023, da Associação dos Engenheiros da instituição (AEITA).
“Todas essas crianças que foram escolhidas com o Valdemiro eram sócias-mirins do ITA. Por isso, que o convite foi feito de forma direta mas, sem dúvidas, foi uma surpresa e uma honra para nossa família”, conta.
Valdemiro Brito Gomes recebeu o convite e o certificado para ser embaixador mirim do programa Pop Ciência
Arquivo pessoal
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Selfie com Lula
Maranhense aproveitou a cerimônia para tirar uma foto com o presidente Lula (PT)
Arquivo pessoal
Em meio a emoção de ter sido escolhido para ser embaixador-mirim, Valdemiro Brito aproveitou a oportunidade para registrar todos os momentos. Um dos cliques feito pelo maranhense foi uma selfie com o presidente Lula (PT), um encontro que ele descreveu como rápido, mas que o garantiu memórias para uma vida inteira.
“Tinha muita gente no evento, eu fui um dos poucos que falou com ele. A gente estava no palco, eu o cumprimentei, ele falou comigo de volta e tiramos a foto no palco. Foi bem especial”, conta o maranhense.
Futuro na ciência
Valdemiro Brito tem apenas 14 anos, mas já é destaque pela inteligência acima do comum
Arquivo pessoal
Com somente 14 anos, Valdemiro Brito ainda tem um breve caminho até o ingresso na universidade. Apesar da sua relação como sócio-mirim da Associação dos Engenheiros do ITA, ao g1, o maranhense diz que ainda pretende estudar engenharia ou medicina.
Enquanto o momento da escolha não chega, Valdemiro afirma que pretende continuar se dedicando em participar de outros eventos científicos para aumentar o seu currículo.
“Pretendo ainda criar vários projetos, continuar participando de eventos, aumentar meu currículo, participar de tudo que eu puder. Eu ainda não decidi o que vou estudar, se é engenharia computacional ou medicina, que também é um sonho de criança, mas quero continuar fazendo de tudo”, conta.
Destaque desde cedo
Valdemiro durante premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Arquivo pessoal
Esforçado e estudioso desde a infância, o adolescente coleciona conquistas no currículo. Uma das mais recentes está o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
Valdemiro também tem uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes, além de ser um dos participantes do Caça Asteroides, um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que dá a cidadãos voluntários a oportunidade de colaborar com a descoberta de astros celestes.
Em outra premiação, o maranhense também foi reconhecido com o Prêmio “International Star Kids Awards”, que reconhece e celebra crianças excepcionalmente talentosas de todo o mundo em diversas áreas, como música, dança, esportes e artes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1