• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Bebê de pedra’: idosa de 86 anos descobre feto calcificado que carregou por mais de 5 décadas


Após cirurgia para retirada do feto calcificado, a idosa foi encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Ponta Porã e morreu. Caso é considerado raríssimo. Tomografia mostra como ‘bebê de pedra’ estava no abdômen de idosa, em Ponta Porã (MS)
Uma idosa, de 86 anos, descobriu que carregava um “bebê de pedra”, ao ser encaminhada para o Hospital Regional de Ponta Porã, na região sul de Mato Grosso do Sul, com dores abdominais. A suspeita da equipe médica é de que a mulher estava com o feto calcificado há pelo menos 56 anos, desde quando a idosa teve a última gestação.
A mulher deu entrada no HR de Ponta Porã com um quadro de infecção grave em 14 de março deste ano. No mesmo dia, uma tomografia constatou o feto calcificado na região do abdômen da idosa. Veja o vídeo mais acima.
Idosa morreu após descobrir bebê calcificado em abdômen.
Reprodução
Assim que se deparou com a situação, a equipe de obstetrícia da instituição foi acionada e realizou a cirurgia para retirada do feto. Após o procedimento, a idosa foi encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e morreu no dia 15 de março. A morte foi em decorrência do quadro grave de infecção generalizada.
No início do atendimento, a equipe médica suspeitava de câncer. Entretanto, só apenas após uma tomografia 3D, que o diagnóstico foi fechado, após reconhecerem o feto calcificado no abdômen da idosa.
Conforme apuração do g1, a idosa teria permanecido com o feto após a última gestação dela, há cerca de 56 anos. Desde então, a mulher passou a carregar o bebê que se desenvolve no abdômen, o que gerou a calcificação. Especialistas apontam esta condição como raríssima.
Caso raríssimo
O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, explicou que o nome da condição é litopedia. Derzi, que também é médico, comentou que o quadro clínico da idosa é considerado um tipo raro de gravidez, que só ocorre quando o feto de uma gravidez abdominal não reconhecida morre e se calcifica dentro do corpo da mãe.
“A litopedia é um tipo raro de gravidez ectópica, e ocorre quando o feto de uma gravidez abdominal não reconhecida morre e se calcifica. O ‘bebê de pedra’ é resultante e pode não ser detectado por décadas, e pode causar complicações futuras”, comentou o secretário.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1