• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

FOTOS: Santa Catarina abriga um dos pássaros mais exóticos do mundo

A ave maria-leque-do-sudeste, cientificamente conhecida como Onychorhynchus swainsoni, conquistou recentemente um lugar de destaque na lista das aves mais exóticas do mundo, compilada pela revista Wild Life of Nature. Essa posição representa um marco histórico para a fauna brasileira, já que é uma espécie exclusiva da Mata Atlântica.

Maria-leque-do-sudeste é um dos pássaros mais raros do mundo - Foto: Amer Cavalcant/Reprodução/ND

Maria-leque-do-sudeste é um dos pássaros mais raros do mundo – Foto: Amer Cavalcant/Reprodução/ND

Na postagem feita pelo fotógrafo Amer Cavalcant, ele cita a dificuldade de capturar o momento: “Foram mais de 3 horas de dedicação para conseguir fotografar o instante em que ela abriu seu leque”, afirmou o fotografo.

Das quase duas mil espécies de aves encontradas no Brasil, a maria-leque-do-sudeste se destaca não apenas por sua singularidade, mas também pela beleza extraordinária. O que realmente cativa os observadores é a crista colorida em forma de leque, um atributo raro entre as aves.

O que mais impressiona os observadores é a crista colorida em forma de leque - Foto: Amer Cavalcant/Reprodução/ND

O que mais impressiona os observadores é a crista colorida em forma de leque – Foto: Amer Cavalcant/Reprodução/ND

De acordo com o biólogo e doutor em biologia Jackson Preuss, o pássaro é raro no Bioma da Mata Atlântica, mas existe aparições dele no estado de Santa Catarina.

“A rara presença da ave já foi registrada próximos aos municípios de São Bento do Sul, Joinville e Itapoá. Devido a diversos fatores ambientais, entre eles, a temperatura ambiental a sua distribuição geográfica é considerada restrita em algumas locais da região sudeste e sul do Brasil”, afirmou o biólogo.

Os obstáculos à conservação da maria-leque-do-sudeste são graves, se refletindo na perda de habitat e na degradação ambiental. A fragmentação das florestas e o avanço da agricultura ampliam as ameaças à sobrevivência dessa espécie única.

Quase duas mil espécies do pássaro são encontrados na Mata Atlântica brasileira - Foto: Amer Cavalcant/Reprodução/ND

Quase duas mil espécies do pássaro são encontrados na Mata Atlântica brasileira – Foto: Amer Cavalcant/Reprodução/ND

A ave se destaca não apenas pela plumagem exuberante, mas também por uma vocalização característica. A presença serve como um indicador crucial da vitalidade desse ecossistema.

Confira um registro raro do pássaro maria-leque-do-sudeste

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Amer Cavalcant (@amercavalcant)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1