• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ossos frágeis? Alimento comum, que você nem imagina, pode acabar com a osteoporose

Um estudo publicado na revista Food and Function revela uma associação significativa entre o consumo de ovos e a melhoria da densidade óssea, potencialmente reduzindo o risco de osteoporose. A pesquisa foi conduzida por Weihong Chen, MD, e sua equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China.

Ossos quebradiços, dor nas costas e formigamento são sintomas de osteoporose

Ossos quebradiços, dor nas costas e formigamento são sintomas de osteoporose – Foto: Reprodução/ND

Ovo pode ser a solução para ossos frágeis

Embora os ovos possam não ser tradicionalmente associados à saúde óssea devido ao seu baixo teor de cálcio, os pesquisadores descobriram que esse alimento tem a capacidade única de ativar as enzimas fosfatase alcalina, que desempenham um papel vital no metabolismo ósseo.

O estudo, que analisou dados de mais de 19 mil participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, mostrou que indivíduos que consumiam pelo menos dois ovos grandes diariamente tinham níveis de densidade mineral óssea significativamente mais altos em seus fêmures e espinhas.

Esse aumento na densidade óssea é crucial, pois a baixa densidade mineral óssea frequentemente indica osteoporose, uma condição caracterizada por ossos enfraquecidos e frágeis.

Inserir pelo menos um ovo por dia ajuda a evitar a osteoporose

Inserir pelo menos um ovo por dia ajuda a evitar a osteoporose – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Os ovos são ricos em nutrientes essenciais como vitamina D, proteína e zinco, todos contribuindo para a saúde óssea geral. O conteúdo de proteína nos ovos, em particular, desempenha um papel crucial no metabolismo do cálcio e no equilíbrio da remodelação óssea.

Apesar das preocupações com os níveis de colesterol, estudos sugerem que o consumo moderado de ovos, cerca de um a dois ovos por dia, não afeta significativamente a saúde do coração em indivíduos saudáveis.

 O conteúdo de proteína nos ovos desempenha papel crucial no equilíbrio da remodelação óssea – Foto: Divulgação/Ortoclini/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1