• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo imediato em Gaza


Logo Agência Brasil

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta segunda-feira (25), uma resolução para um cessar-fogo imediato e temporário na Faixa de Gaza. De acordo com o texto, o cessar-fogo deve durar os dias que restam do Ramadã, que é o período do ano sagrado para os muçulmanos, que começou em 10 de março e termina no próximo dia 9 de abril.

Os Estados Unidos, que vinham vetando resoluções que pediam a medida imediata, se abstiveram de votar. A Rússia ainda apresentou uma emenda propondo que o cessar-fogo fosse permanente, mas a medida foi vetada pelos Estados Unidos.

Notícias relacionadas:

A resolução aprovada foi articulada pelos dez membros não permanentes do Conselho, que não têm direito ao veto. São eles Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça. Com isso, o texto foi aprovado com 14 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção.

O representante da Palestina na ONU, Ryiad Mansour, agradeceu aos países não permanentes da ONU que construíram a resolução para o cessar-fogo e pediu que todos se unam para que a decisão seja cumprida.

Já o representante de Israel na ONU, Gilad Erdan, lamentou a aprovação da resolução.

Cerca de 33 mil pessoas já morreram em mais de 150 dias do conflito na Faixa de Gaza.

*Com informações da Agência Brasil

Internacional Rio de Janeiro Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza 25/03/2024 – 19:47 Daniella Longuinho / Liliane Farias Tatiana Alves – repórter da Rádio Nacional * Cessar-Fogo Gaza ONU segunda-feira, 25 Março, 2024 – 19:47 1:41

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1