• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Evite: veja os alimentos que ludibriam os consumidores e podem causar câncer

Buscando simplificar suas rotinas, muitos indivíduos enfrentam um adversário amplamente reconhecido em escala global: os alimentos ultraprocessados. Esta categoria é amplamente considerada prejudicial à saúde devido à presença de aditivos químicos, como conservantes, bem como sua alta concentração de açúcar e gordura.

“Alimentos ultraprocessados são embalados e contêm ingredientes industriais, como gorduras e açúcares adicionados, mas também aditivos e emulsificantes. Eles tendem a apresentar longas listas de ingredientes no verso da embalagem. Embora apresentem um sabor ótimo, consumi-los com muita frequência pode aumentar a pressão arterial”, alertou a nutricionista Emily Leeming ao site The Sun.

Itens como iogurtes saborizados, cereais matinais, sopas instantâneas e biscoitos são alguns das opções que até podem parecer saudáveis, mas são perigosas.

“Você pode pensar que um iogurte sem açúcar é mais saudável do que a alternativa integral. Mas esses, especialmente quando aromatizados com caramelo salgado, são altamente processados e não vão mantê-lo saciado por muito tempo”, emendou a expert.

Além dos iogurtes, alguns cereais matinais podem ter em sua composição até cinco ou mais ingredientes que tornam a refeição nociva, como o açúcar invertido, a maltodextrina e a frutose. Para Leeming, a tabela nutricional é a melhor aliada de quem deseja visualizar quais elementos podem prejudicar a saúde.

Conheça outros alimentos perigosos, de acordo com a nutricionista:

Hambúrgueres veganos congelados

Segundo a especialista, é importante ressaltar que nem sempre uma refeição vegana é sinônimo de escolha saudável. Os hambúrgueres vegano/vegetarianos, quando congelados, costumam conter uma variedade de conservantes e um alto teor de sódio, o que os torna tão prejudiciais à saúde quanto outros alimentos ultraprocessados.

De acordo com Leeming, substituir o hambúrguer vegano congelado por um cogumelo portobello assado, por exemplo, pode significar uma grande melhoria na detoxificação do corpo.

Batata frita com molho cremoso

Foto: reprodução

As batatas fritas já são conhecidas por terem muitas calorias, alta quantidade de sal e gordura saturada. Para a nutricionista, a adição de molhos cremosos torna o alimento ainda mais prejudicial à saúde, dobrando o nível de açúcar disponível na refeição.

Biscoitos

Foto: Getty Images

Os biscoitos também fazem parte dos piores infratores para uma dieta saudável, uma vez que o açúcar, a gordura saturada e o sódio estão presentes em cada pedaço. A profissional de saúde garante que um punhado de nozes e frutas secas não são apenas uma opção melhor, como também equilibra os níveis de açúcar no sangue.

“Assassinos silenciosos”

De acordo com a Organização Mundial Saúde (OMS), o consumo diário de alimentos ultraprocessados está intimamente ligado a diversos tipos de doenças crônicas, podendo aumentar o risco de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão e câncer.

Problemas como má digestão, processos inflamatórios e transtornos de neurodesenvolvimento também são preocupações relacionadas à dieta desregrada.

As consequências do consumo diário de alimentos ultraprocessados são diversas. “Na última década, têm crescido lentamente as evidências de que os alimentos ultraprocessados são prejudiciais para nós de maneiras que não havíamos pensado. Estamos falando de uma grande variedade de tipos de câncer, doenças cardíacas, derrames, demência”, alertou o professor de epidemiologia do King’s College London, Tim Spector, em uma entrevista à BBC Panorama.

Com informações de Metrópoles/Cláudia Meireles

O post Evite: veja os alimentos que ludibriam os consumidores e podem causar câncer apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1